JornalCana

Entrega de licenças ambientais para novas usinas incrementa produção sucroalcooleira de MS

O governo do Estado, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), entregou na quarta-feira (7) mais duas licenças ambientais para dois grandes empreendimentos no Estado: a Tonon Bioenergia S/A, em Maracaju, e a Raízen Caarapó S.A Açúcar e Alcool, incrementando a produção do setor sucroalcooleiro sul-mato-grossense.

A entrega foi feita pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck e referenda o compromisso assumido pelo governador Reinaldo Azambuja em janeiro de 2015, que é o de dar celeridade na análise dos pedidos de licenciamento ambiental e cumprir com os prazos legais.

“Este momento traduz o esforço que o setor faz para ser cumpridor dos preceitos de que atua de forma ambientalmente correta, recebendo do Imasul as licenças ambientais, perfazendo assim todas as exigências legais para a atividade das Usinas. Destaque também para a eficiência do governo do Estado em emitir as licenças, que está cumprindo com os prazos legais estabelecidos, promovendo agilidade e proporcionando o desenvolvimento econômico com toda a regularização ambiental” afirmou Roberto Hollanda Filho, presidente da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul).

A Tonon Bioenergia S/A, usina de produção de açúcar a álcool, recebeu a Licença de Operação para seu projeto de expansão. Para o diretor Superintendente da Tonon Bioenergia S.A, Rodrigo Caldas de Toledo Aguiar, a Licença ambiental consolida todo o projeto de expansão da usina.

“Vamos passar de 2,5 milhões de toneladas de moagem de cana-de-açúcar por ano para 3,7 milhões. Nossa produção será de 400 m3/dia de álcool hidratado, 600 m3/ano de álcool anidro e 31.000 sacos/dia de açúcar, gerando mais economia e mais empregos para o Estado” destacou o diretor Superintendente da Tonon.

A outra usina é a Raízen Caarapó S.A Açúcar e Álcool, que recebeu a autorização para operação de linha de transmissão de energia na tensão 138 Kv, numa extensão de 51,4 km, entre a subestação da Usina Raízen e a subestação da Usina São Fernando.

A produção de moagem de cana-de-açúcar no Estado, em 2015, deve chegar a 47 milhões, segundo análises do setor. A validade das duas licenças de Operação é de 4 anos. Somente no ano de 2015, de janeiro à agosto, o Imasul já emitiu mais de 1.800 licenças ambientais, mais do que nos anos de 2014 e 2013.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram