JornalCana

Entidade divulga vencedores do “Desafio Energia + Limpa”

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) acaba de divulgar os 29 melhores trabalhos (em anexo), escolhidos por uma comissão julgadora entre os 2 mil inscritos no “Desafio Energia + Limpa”, a mais nova ação educacional do Projeto Agora.  

Com a missão de produzirem cartas criativas endereçadas à presidente Dilma Rousseff, abordando o tema “que tipo de energia o Brasil precisa e de onde ela virá?”, alunos da rede pública de ensino de dez estados e do Distrito Federal (DF) passaram quatro meses trabalhando em sala de aula com o kit pedagógico do “Desafio Energia + Limpa” para apresentarem suas conclusões.

O júri final do “Desafio Energia + Limpa” foi composto pela gerente de Comunicação da FMC, Fernanda Teixeira; o presidente da Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), Ismael Perina; o técnico de Projetos Pedagógicos da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Hamilton de Souza; o coordenador de Infraestrutura da Organização Não-Governamental WWF-Brasil, Pedro Bara Neto; e o professor de Geografia e coordenador da Comissão, Gilberto Pamplona.

“Tivemos dificuldades para indicar os vencedores, principalmente pela qualidade e precisão dos textos. Mas foi muito bom ver o interesse e a seriedade desses adolescentes pelo tema proposto e pelo agronegócio,” explicou Perina.

Para Pamplona, o material do Desafio possibilitou a reflexão sobre a qualidade e os tipos de energias existentes. “Fiquei impressionado. Eles, com tão pouca idade, já mostram familiaridade com a causa energética. Percebi também que os estudantes foram além do conteúdo do kit. Buscaram ajuda na internet, nos livros e até mesmo na própria comunidade,” destacou o educador.

Hamilton dos Santos, da FDE, enfatizou a iniciativa do Projeto Agora ao propor um debate tão construtivo e provocador. “É de suma importância levar para dentro da escola esse tipo de conhecimento, e fazer com que essa geração cresça com a consciência de que é necessário buscar outras fontes de energia. Essa reflexão é vital para o futuro energético do país,” definiu.

O evento de premiação do Desafio será realizado no dia 05/12, na capital paulista, no espaço para eventos Chácara Santa Cecília. Na ocasião, um vencedor de cada estado – totalizando 11 representantes – virá ao evento acompanhado pelo responsável e o professor ou professora que desenvolveu o projeto na sala de aula.

Mais informações (11) 3854-8060 ou pelo email: energiamaislimpa@wenter.com.br

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram