JornalCana

Entenda como a São Domingos usa o SIC para otimizar sua colheita de cana

Diretor agrícola da usina explica como eles abastecem a área industrial com matéria-prima sem interrupção

Polizello, o diretor agrícola da São Domingos

O diretor agrícola da Usina São Domingos, de Catanduva (SP), Fred Polizello, apresentou durante o 14o Congresso Nacional de Bioenergia, realizado pela União Nacional da Bioenergia (UDOP), como a usina de cana utiliza o SIC – Sistema Inteligente de Colheita​ para otimizar a colheita em seus canaviais. 

LEIA MAIS > Cana 4.0: conheça 4 tecnologias que as usinas estão usando

No início, Polizello falou sobre o que a usina busca em sua operação de colheita. “Nosso desejo é abastecer a área industrial sem interrupções, dando garantias de abastecimento. Também queremos entregar nossa matéria-prima com qualidade, ter um custo operacional compatível – em termos financeiros – e realizar uma operação cadenciada e segura”, detalhou. 

LEIA MAIS > Raízen estreia na bolsa de valores com maior IPO do ano

Da expectativa para a realidade o que se vê é uma operação de colheita da cana-de-açúcar muito eficiente, graças à tecnologia, conforme informou o diretor agrícola da usina. “Falando sobre o que fazemos hoje, posso destacar que usamos  Softwares Otimizadores de Colheita, mensalmente, para otimizar o ATR e colher a matéria-prima no melhor ponto de maturação, para também maximizar esse indicador. Além disso, ​possuímos ferramentas de planejamento semanal de colheita para abastecer a área industrial com a cana necessária, realizamos o check list prévio da área com avaliação da colheitabilidade, ou seja, o TCH, tamanho de eitos, rotograma, etc”. 

LEIA MAIS > Déficit hídrico: como as usinas de cana podem otimizar consumo de água no campo e indústria

Polizello acrescenta que atualmente são realizados inputs e simulações de colheita visando garantir o abastecimento da usina, além de utilizar diariamente softwares para fazer o despacho de Caminhões, também com o objetivo de abastecer a Usina.​ Fora isso, utilizam ferramentas para a gestão final do abastecimento da usina ​ — gestão do fluxo de caminhões hora a hora/minuto a minuto.

O que mais pode ser feito para abastecer a área industrial com matéria-prima sem interrupção

Na sequência, o diretor agrícola lista uma série de ações que ainda podem ser feitas para melhorar a gestão da colheita e abastecer a área industrial com matéria-prima sem interrupção. Ele também mostra como é feito o uso do Sistema Inteligente de Colheita (SIC). Confira todos os detalhe no vídeo a seguir: 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram