JornalCana

Entenda a polêmica sobre emplacamento de tratores

O setor sucroenergético, assim como os demais setores econômicos, ainda não está livre de ter de emplacar e licenciar tratores.

O assunto faz parte de uma novela que vem desde 2012 e envolve deputados e a presidenta Dilma Rousseff.

A novidade é que nesta quarta-feira (18) o governo federal deverá enviar ao Congresso Nacional uma medida provisória que isenta máquinas agrícolas (tratores, colheitadeiras, retroescavadeiras e pulverizadores motorizados) do licenciamento e emplacamento exigido pelos departamentos de trânsito.

O texto foi costurado desde a noite da terça-feira (17) e os ajustes finais serão feitos ainda nessa quarta.

A MP é negociada desde a semana passada pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), coordenada pelo deputado Marcos Montes (PSD-MG), e o assunto envolveu os ministérios da Agricultura e das Cidades, e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Na terça (17), houve uma reunião da FPA com o líder do governo na Câmara dos Deputados, deputado José Guimarães (PT-CE), e o ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Pepe Vargas, para confirmar o envio da MP.

Novela

A norma que o governo deverá encaminhar ao Congresso resolve uma disputa que vem se arrastando pelo menos desde maio do ano passado, quando a presidente Dilma Rousseff vetou integralmente um projeto (PL 3312/12) do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) que desobrigava tratores e demais máquinas agrícolas do registro e do licenciamento veicular anual.

Como alternativa, o Executivo enviou uma medida provisória (646/14) que exigia o primeiro registo e o licenciamento, mas dispensava a obrigatoriedade da renovação anual. Essa MP, no entanto, perdeu a validade sem ter sido votada.

Ainda no ano passado, o deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS) apresentou umaemenda à MP 656/14 para dispensar do licenciamento as colheitadeiras, tratores e outros maquinários agrícolas, exigindo apenas o registro em cadastro específico da repartição de trânsito para aqueles fabricados ou importados a partir de 1º de janeiro de 2015.

Esse texto acabou sendo incluído no parecer final à MP, aprovado pela Câmara e pelo Senado, mas a presidente Dilma vetou essa parte com a promessa, feita na semana passada a líderes partidários e à FPA, de que uma nova MP seria elaborada contemplando reivindicações dos parlamentares.

A nova MP deverá liberar os veículos agrícolas do emplacamento e licenciamento, independentemente se novo ou comprado de segunda mão. Além disso, será criado um cadastro nacional identificando o maquinário e os seus proprietários, na linha do que sua emenda havia proposto.

Pelas regras do Congresso, a medida provisória será analisada por uma comissão mista de deputados e senadores. Depois seguirá para exame dos plenários da Câmara e do Senado.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram