Mercado

Engenhos retomam atividades e movimentam economia em Água Branca

Para a produção de rapadura, açúcar mascavo, mel, cana melada e alfinin (mistura de rapadura com frutas, gergelim ou castanha), alguns engenhos estão retomando essas atividades em Água Branca, AL. Esse município, no auge da fabricação artesanal de produtos derivados da cana-de-açúcar, já chegou a contar com 80 estabelecimentos.

Segundo informações da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Fael) – que publica ampla reportagem sobre o assunto na edição nº 11 do jornal da entidade, Alagoas Agropecuária – pelo menos cinco engenhos produziram na safra 2005/06, a partir da implantação de um programa da prefeitura, que conta com a participação do Governo do Estado, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e dos próprios produtores.

Apesar de algumas mudanças, como a utilização do motor elétrico no lugar da tração animal, os engenhos mantém o processo artesanal que não emprega produtos químicos na fabricação e no cultivo da cana. Com a retomada da atividade, a prefeitura pretende também movimentar o turismo de Água Branca.

Banner Revistas Mobile