JornalCana

Energias do Brasil poderá investir em etanol

A produção de etanol está nos planos de negócios da Energias do Brasil – empresa que é controlada pela Energias de Portugal e que detém ativos nas áreas de geração, distribuição e comercialização de energia elétrica. A decisão, que ainda está sendo estudada, é uma das alternativas encontrada pela empresa para garantir o produto, uma vez que enfrenta dificuldades em encontrar parceiros para atuar na co-geração. Para a geração através da biomassa são necessárias garantias de no mínimo 15 anos. E neste momento não estamos encontrando parceiros que nos forneça a matéria-prima, garantiu ontem em Lisboa, Custódio Miguens, vice-presidente de geração e meio ambiente da Energias do Brasil.

Com a produção da energia elétrica vinda do bagaço de cana-de-açúçar, a empresa espera ainda fechar com usineiros, no qual participaria como majoritária, caso isso não ocorra, a alternativa será o mercado de etanol.

O Brasil é competitivo por conta do preço do petróleo. Mas com os mercados se abrindo acreditamos estar aí a nossa oportunidade, enfatiza.

Quanto a outros projetos da Energias do Brasil para a área de geração, estão incluídas a implantação de 20 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), totalizando 540 megawatts (MW). A empresa já tem os registros da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o desenvolvimento dos negócios, porque diferentemente das hidrelétricas essas centrais não vão à leilão porque a quantidade de energia não ultrapassa os 30 MW. Com esses registros, os projetos básicos já estão em estudo, aguardando apenas a liberação da licença ambiental. A Aneel poderá conceder a autorização num prazo de 90 dias, se não houver outros projetos das mesmas centrais.

Mesmo assim, o executivo acredita que do total dos 540 MW a empresa poderá implementar pelo menos 300 MW, cuja comercialização poderá acontecer no mercado livre em meados de 2008.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram