JornalCana

Energia que vem do lixo

A energia que vem dos resíduos animais e vegetais.

Uma equipe de estudantes da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário e Florestal, vinculado a Universidade de Viçosa, em Minas Gerais, desenvolveu um biodigestor.

O mecanismo, é capaz de produzir biogás com o tratamento de lixo, como folhas e galhos, restos de animais e até o esgoto da casa.

De acordo com o professor Luiz Carlos Gouvêa, o biodigestor vai levar energia barata para muitos agricultores e pode estimular a criação de pequenos negócios.

“A produção de resíduo, tanto vegetal como animal, dentro das propriedades, estava muito grande, e esses resíduos estavam sendo jogados no solo sem tratamento prévio. Nós ficamos preocupados, porque esses resíduos sendo jogados no solo, sem tratamento, geram organismos patogênicos, vetores, como baratas, ratos, que podem trazer doenças para o pequeno e médio produtor. E por meio disso, nós observamos a dificuldade que esses produtores tem em pagar energia. Então nosso projeto biodigestor está vinculado também à produção de biogás que poderá ser utilizado como fonte de energia em cada propriedade” explica Luiz Carlos.

O projeto levou o primeiro lugar no Prêmio Técnico Empreendedor, promovido pelo Sebrae e pelo Ministério da Educação.

O próximo passo da equipe mineira é construir os biodigestores em larga escala e criar um programa de capacitação para o uso das máquinas por pequenos produtores.

Contato: Luiz Carlos Gouvêa – professor da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal – Tel.: (31) 3536.2266 / 3533.2903

Mudanças na Lei

O ano começou com novidades para os pequenos negócios em Alagoas.

É que a lei que estabelece tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas foi reformulada.

Em vigor desde dezembro, a lei da microempresa social visa estimular a formalização com baixa contribuição fiscal.

A estimativa é que, em Alagoas, para cada negócio formal existam outros três empreendimentos informais.

Com a formalização é possível vender mais, com a emissão de nota fiscal e também requerer empréstimos nos bancos.

Miniárvores

Arte em grãos. Um empresário paulista está ganhando a vida com a Topiaria.

Antiga técnica de adornar o jardim dando forma as plantas, a Topiaria moderna encontrou uma nova maneira de criação.

Flávio Rezende é um dos adeptos da nova técnica, produzindo miniárvores com sementes como o café, o feijão e a pimenta.

Ex-gráfico, Flávio resolveu investir no artesanato para decorar festas, casas e eventos. A procura é grande e se revelou uma boa alternativa para superar o desemprego.

“A gente tem que fazer o que for, mas com vontade, com amor. Porque se você não fizer com gosto, com vontade, você não consegue nada. Eu tenho uma propriedade e, na garagem, graças ao desempenho que obtive no ano, vou montar uma loja, para tentar abrir quando estiver com a documentação toda direitinho”, explica Flávio Resende.

Além de bonitas, as peças ainda assumem um caráter espiritual, porque significam fartura e boa sorte.

O próximo passo de Flávio Rezende é formalizar seu pequeno negócio, montando uma loja e contratando funcionários.

Contato: Flávio Rezende – artesão da Topiaria – Tel.: (11) 6103.8755

RAIS

De olho na RAIS. O prazo para a entrega da Relação Anual de Informações Sociais vai até o dia 25 de fevereiro.

Todos os estabelecimentos inscritos no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica são obrigados a entregar a Rais. Acesse www.rais.gov.br />

A multa para quem perder o prazo pode chegar a R$ 42 mil. E mais: quem entregar a RAIS com omissões ou dados errados também está sujeito a multa..

Além de traçar um perfil do mercado de trabalho formal, a RAIS é importante para a identificação do trabalhador com direito ao abono salarial do PIS/PASEP.

Serviço:

O programa “Parceiro dos Brasileiros” vai ao ar diariamente na CBN nos seguintes horários: 7h35, 11h35, 16h35 e 18h35. Sábados e domingos você pode acompanhar um resumo geral do que foi ao ar durante a semana nos seguintes horários: 7h35, 10h35 e 18h35.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram