JornalCana

Energia limpa como chave para desenvolvimento

A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, ressaltou ontem, no plenário da Conferência Internacional de Energias Renováveis, o compromisso do Brasil e de toda a América Latina com as energias limpas, como chave para o desenvolvimento econômico e a superação da pobreza na região.

“As energias renováveis abriram novas perspectivas de desenvolvimento em regiões aptas para sua exploração, já que permitem um aproveitamento ecológico de seus enormes recursos naturais”, disse a ministra. Ela falou no plenário da conferência como representante de toda a região latino-americana e do grupo de países caribenhos. O Brasil demonstrou seu compromisso com o desenvolvimento das energias renováveis e sediou, em outubro do ano passado, a reunião preparatória para a conferência de Bonn, celebrada por convite do chanceler alemão Gerhard Schroeder.

Em seu discurso, Dilma Rousseff afirmou que em grande parte da região latino-americana já se alcançou a porcentagem de 14,7% de consumo energético gerado por fontes renováveis, e o objetivo é seguir adiante nesse processo.

No entanto, “milhões de brasileiros ainda vivem à luz das velas”, por não terem acesso à energia, segundo a ministra, o que tornou necessário avançar no desenvolvimento de fontes energéticas “independentes” e baseadas nos próprios recursos naturais do País. “Brasil, América Latina e Caribe cumpriram seus deveres” no desenvolvimento de fontes renováveis, mas para seguir adiante é necessário o compromisso de toda a comunidade internacional, afirmou Dilma Rousseff.

A ministra brasileira discursou na primeira sessão do segmento ministerial da Conferência de Bonn, da qual deve sair uma carta de intenções a respeito do fomento das fontes de energia renováveis por parte dos mais de 150 países representados em Bonn.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram