JornalCana

Encontro em Londres revela recuperação do setor

img2429

Após enfrentar quatro anos sucessivos de problemas causados pela crise financeira de 2008/09 e eventos climáticos fora do normal, o setor encontra-se em recuperação e os mercados de açúcar e etanol continuam em crescimento, com recuperação da competitividade do etanol observada a partir da safra atual. Essa foi a conclusão dos especialistas do setor sucronergéticos presentes no dia 28 de junho, no Sugar & Ethanol Summit – Brazil Day, em Londres. O evento organizado em conjunto pela Datagro e pela REBRASLON – Representação Permanente do Brasil junto aos Organismos sediados em Londres, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), contou com o apoio principal da ISO, International Sugar Organization, com sede em Londres. O encontro contou com 154 participantes de oito países, principalmente da área financeira, investidores institucionais e fundos, de Londres, e de outros centros financeiros europeus como Paris, Amsterdam, e Bruxelles.

O objetivo do encontro foi levar a toda a comunidade financeira de Londres e das principais praças financeiras da Europa, análises atualizadas sobre a situação atual e perspectivas do setor sucroenergético no Brasil. Foram apresentadas palestras com: a visão da ISO sobre as perspectivas dos mercados de açucar e etanol no mundo, e a participação do Brasil nestes mercados; a visão da Datagro sobre o desafio atual da indústria brasileira em atender mercados em expansão, no Brasil e no exterior; do governo sobre o papel deste setor na economia, e como ele se coaduna com a política geral para combustíveis; o que o setor tem feito no Brasil em termos de sustentabilidade; qual a reserva de produtividade ainda a ser capturada, e quais os ganhos possiveis de competitividade no futuro; como os produtores estão se preparando para atender este crescimento, e superar o desafio recente de reveses climáticos; e qual a visão do mercado financeir sobre o desempenho do setor.

Participaram do evento o embaixador Marcos Pinta Gama, Chefe da Representação Permanente em Londres (REBRASLON); Plinio Nastari, presidente da Datagro; representantes da International Sugar Organization, do Secretario de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gerardo Fontelles, representando o Ministro Mendes Ribeiro Filho. Palestrou representando o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comercio, Fernando Pimentell, Clayton Campanhola, ex-presidente da Embrapa, e atual presidente da ABDI – Agencia Brasileira de Desenvolvimento Industrial.

Representando o setor privado, participaram o presidente do Conselho da Copersucar, Luis Roberto Pogetti; o coordenador do Forum Nacional Sucroenergético, Luis Custodio Cotta Martins; o presidente do Sifaeg (Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol e Açúcar do Estado de Goiás), André Rocha, e o presidente da Unica, Antonio Padua Rodrigues.

O diretor executivo do CTC, Gustavo Leite, apontou que desde o início do processo de diversificação da produção na direção do etanol em 1975, a produtividade passou de pouco mais de 2.000 para 7.000 litros de etanol por hectare, e que o potencial é de que este índice chegue a mais de 28.000 litros por hectare, com considerável aumento da competitividade do setor.

De acordo com a Datagro, a avaliação dos representantes do setor financeiro indicou otimismo com o futuro e preocupação com a superação dos problemas de curto prazo. Participaram deste painel o diretor geral de atacado do Rabobank Brasil, Tom van Nimwegen, Fernando Ferreira, da Merryl Linch, e Alexandre Figliolino, do Itau BBA.

O Summit de Londres foi realizado no Institute of Directors, IoD, localizado no Pall Mall, de Londres, tendo sido encerrado com cocktail a todos os participantes.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram