Mercado

Encontro discute interação entre produção energética conservação

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) promove, de 5 a 7 de julho, um encontro para discutir a interação entre a produção sucroalcooleira e a proteção da biodiversidade na área de proteção Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, no município de Capela, Leste Sergipano. A ação tem a parceria da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos de Sergipe (Semarh) e Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Intitulado ‘Planejamento do Projeto Gestão Ambiental e Proteção da Biodiversidade em Culturas Energéticas no Entorno de Unidade de Conservação em Sergipe’, o encontro reunirá produtores rurais, associações, instituições de fomento, pesquisa, desenvolvimento, extensão e capacitação, além de gestores públicos e comunitários e representantes de agroindústrias.

A iniciativa é parte integrante do Projeto Nacional de Ações Integradas Público-Privadas para a Biodiversidade (Probio II / GEF-MMA), coordenado pela Secretaria de Biodiversidade e Florestas (SBF) do MMA. O objetivo do projeto é integrar procedimentos de gestão ambiental em estabelecimentos rurais dedicados ao setor agroenergético, visando organizar esforços de proteção da biodiversidade em áreas de conservação.

No primeiro dia do encontro, na sede da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju, será apresentado o projeto Probio II/GEF-MMA, e os participantes irão debater os métodos para a integração de procedimentos de gestão ambiental de atividades rurais para a conservação da biodiversidade. Uma das ideias é firmar parcerias institucionais, estabelecendo interesses e estratégias de ação para o desenvolvimento da pesquisa.

No dia 6, os participantes seguem para Capela, a 45 quilômetros da capital, para visita às instituições do município e apresentar a equipe e o projeto. À tarde acontece a visita de campo ao Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, que reúne espécies raras da fauna e flora da mata atlântica.

Para encerrar, no dia 7, na própria Mata do Junco, as discussões ampliadas se aprofundam sobre as percepções do tema e as diretrizes e ações do projeto, com intervenções de pesquisadores da Embrapa, gestores da Unidade de Conservação, do Governo de Sergipe e da Prefeitura de Capela, além de representantes do agronegócio da cana-de-açúcar e assentados da região.

SERVIÇO

O que: Encontro de ‘Planejamento do Projeto Gestão Ambiental e Proteção da Biodiversidade em Culturas Energéticas no Entorno de Unidade de Conservação em Sergipe’

Quando: 5 a 7 de julho (manhã e tarde)

Onde: Embrapa Tabuleiros Costeiros (Av. Beira Mar, 3250 – Jardins, Aracaju, SE) / Município de Capela / Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco

Coordenação:

– Edmar Ramos de Siqueira (Pesquisador – Embrapa Tabuleiros Costeiros)

– Izilda Aparecida Rodrigues (Projeto Probio II / Embrapa)

– Valdineide Santana Barbosa (Semarh-Sergipe)

Banner Revistas Mobile