Mercado

Encontro define propostas para 'salvar' o setor

Um encontro entre prefeitos de cidades canavieiras da região e lideranças do setor sucroalcooleiro, na sexta-feira, em Sertãozinho, definirá propostas voltadas à cadeia produtiva do álcool para a retomada dos investimentos.

O evento é organizado pela prefeitura, mas a intenção é que os pleitos do setor sejam encaminhados ao governo federal.

O objetivo é pressionar a União por políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da cadeia.

De acordo com o presidente do Ceise-Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor sucroalcooleiro e Energético), Adézio Marques, a presidente Dilma Rousseff (PT) já tem sinalizado com propostas de isenção de impostos e linhas de crédito.

“Mas precisamos deixar claro que as ações não são só para beneficiar usineiros. Além de 430 usinas, a cadeia envolve 4.000 indústrias, 8.000 fornecedores e 2,5 milhões de empregos”, afirmou Marques.

COFRES PÚBLICOS

A falta de investimentos no setor sucroalcooleiro atinge diretamente a administração pública nas cidades canavieiras.

Sertãozinho, que encabeça o encontro de sexta, prevê receita de impostos menor devido ao momento do mercado.

No início do ano, a previsão da prefeitura com ICMS, FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e ISS chegava a R$ 144,2 milhões, mas hoje não passa de R$ 138 milhões.

“Quando os valores orçados inicialmente não se confirmam, os cortes acontecem geralmente em obras e outros investimentos públicos”, disse o secretário da Fazenda, Leonídio de Oliveira.

ICMS, FPM e ISS correspondem a cerca de 50% das receitas do município.

Banner Revistas Mobile