JornalCana

Empresas se unem em usina de etanol de milho de 800 milhões de litros por ano

Foto: Inpasa/Divulgação

Nova Mutum, município localizado a 238 km de Cuiabá, capital do Mato Grosso, sediará planta de etanol de milho da Ethanol Energia.

A empresa é fruto de parceria oficializada em 27/03 entre o grupo mato-grossense O+ Participações e a multinacional paraguaia Inpasa e já um dos maiores players do segmento no país.

Com a união dos dois grupos, a planta deverá dobrar de produção em relação ao planejado. A meta é chegar a 800 milhões de litros de biocombustível do cereal por ano.

Fora o etanol, a planta produzirá 9.200 toneladas de óleo de milho por ano, farelos com altos teores de fibra e proteína para ração animal (DDGS e DDG) e energia elétrica com a biomassa utilizada nas caldeiras.

As obras têm início programado para abril próximo e a planta está prevista para entrar em operação no segundo semestre de 2020. Segundo os controladores, o investimento é de R$ 800 milhões.

Leia também:

Vem aí a primeira edição do CanaBIO

Etapas adiantadas

A parceria foi assinada pelos diretores-presidentes das duas corporações, Ramiro Azambuja e José Odvar Lopes, respectivamente, durante uma entrevista coletiva na Prefeitura Municipal de Nova Mutum.

O projeto da Ethanol Bionergia está com as etapas de execução bastante adiantadas, como terreno, licenças ambientais aprovadas desde o ano passado e equipamentos contratados.

“A parceria já nasce grande e forte, tendo em vista o histórico das duas empresas. É um movimento estratégico que promete mudar a indústria de etanol de milho em Mato Grosso e no Brasil, nos próximos anos”, afirmou Azambuja no portal Só Notícias.

Segundo ele, o grande diferencial da Ethanol Energia será a utilização, como matriz energética, do capim Brachiaria plantado em áreas de lavoura e pasto degradado da própria empresa, garantindo sua auto-suficiência.

“Temos uma preocupação ambiental muito grande, além da utilização de matéria-prima e mão de obra local, com o objetivo de promover o desenvolvimento da região. A indústria em Nova Mutum vai funcionar 350 dias por ano”, completou ele na entrevista ao Só Notícias.

Sobre a O+ Participações

A O+ Participações é um dos maiores grupos econômicos de Mato Grosso, com empresas que atuam em diferentes segmentos do mercado nacional e internacional, com foco em agronegócio, incorporação, frigorífico de suínos, construção civil e negócios imobiliários.

Sobre a Inpasa

A multinacional Industria Paraguaya Alcoholes S.A. (Inpasa) é hoje a maior produtora de etanol de milho da América Latina. Produz 40 milhões de litros de etanol por mês no Paraguai. A capacidade instalada na destilaria é superior a 450 mil litros de etanol por dia.

A empresa está construindo em Sinop (480 km de Cuiabá-MT) a maior usina de etanol de milho do Brasil, com capacidade de produção de 45 milhões de litros por mês. A previsão de operação é para junho deste ano.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram