JornalCana

Empresas investem R$ 131,6 milhões em energia elétrica

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) autorizou três empresas a se estabelecerem como produtoras independentes de energia elétrica de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) nos estados de Goiás, Rio Grande do Sul e Paraná. Os investimentos previstos para os empreendimentos somam R$ 131,6 milhões.

A empresa PCH Performance Centrais Hidrelétricas Ltda será responsável pela usina Nova Aurora, em Goiás, que terá 21 megawatts (MW) de potência, e deverá entrar em operação até dezembro de 2007.

A Hidrotérmica S/A vai implantar três PCHs no Rio Grande do Sul. As usinas Autódromo e Boa Fé terão 15,1 MW de capacidade instalada, cada uma, e deverão entrar em operação até 2006, nos meses de outubro e junho, respectivamente. A terceira usina da empresa, denominada São Paulo, terá 11 MW de potência e deverá entrar em operação até agosto de 2006.

A empresa Confluência Energética S/A ficará responsável pela PCH Confluência, de 20 MW de capacidade instalada. A usina estará localizada no Paraná e sua entrada em operação está prevista para julho de 2007.

São classificados como produtores independentes (PIEs) empresas individuais ou grupo de empresas reunidas em consórcio, com autorização ou concessão para produzir energia destinada ao comércio de toda ou parte da produção, por sua conta e risco.

Os produtores independentes podem ampliar e melhorar as condições de oferta e prestação de serviços, tendo como garantia o livre acesso aos sistemas elétricos. Além disso, têm autonomia para fechar contratos bilaterais de compra e venda de energia elétrica. (Fonte: Agência Brasil)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram