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Empresas fecham negócio que ultrapassa US$ 10 milhões durante feira de Araçatuba

A empresa Dedini, de Piracicaba, e a usina de açúcar e álcool Aralco, de Santo Antônio do Aracanguá, fecharam ontem, dia 12, o maior negócio da Feicana – Feira de Negócios da Agroindústria Sucroalcooleira, cujo valor ultrapassa US$ 10 milhões. A feira começou anteontem e vai até hoje, em Araçatuba.

O contrato foi assinado no início da noite de ontem e prevê o fornecimento de equipamentos de cervejaria pela Dedini à Aralco, primeira empresa do setor sucroalcooleiro do país a investir na fabricação de cerveja. O investimento total do empreendimento é de US$ 20 milhões. O retorno do negócio, que vai gerar 120 empregos diretos, é esperado em sete anos.

A cervejaria da Aralco, que ainda não tem nome definido, deverá ser instalada em Três Lagoas (MS) ou Frutal (MG). A escolha dos dois Estados deve-se aos incentivos fiscais oferecidos — no caso, o financiamento de até 67% do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) a uma taxa de juros de 3% ao ano e carência de 10 anos para o pagamento.

Outro fator que pesou na escolha foi a existência de linhas de crédito disponibilizadas pelos dois Estados, com recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), cujas taxas são, em média, de 6% ao ano, mais TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), que é de 11% ao ano.

“No Estado de São Paulo temos dificuldade em obter financiamentos de grande volume de recursos a taxas atrativas”, destacou o diretor-industrial da Aralco, José Pelho, ao justificar a opção por Mato Grosso do Sul ou Minas Gerais. Ele destaca ainda que os dois Estados ofereceram a doação de área para a instalação da cervejaria.

A Aralco deverá optar por um dos dois locais nos próximos meses, uma vez que, segundo Pelho, a implantação da cervejaria terá início em maio deste ano, com conclusão prevista para agosto do ano que vem, quando a empresa passa a operar com a produção de 600 mil hectolitros/ano. Em 2007, entretanto, a produção deverá atingir 1 milhão de hectolitros anuais. A previsão é de que a nova empresa fature R$ 40 milhões anuais a partir de 2004.

Segundo Pelho, a Aralco decidiu atuar no segmento de cerveja devido ao grande crescimento do mercado das marcas de segunda linha, como Conti, Belco, Cristal, Krill e Schincariol, dentre outras.

A cerveja da Aralco, que ainda não tem nome, vai atender ao público das classes B, C, D e E. O produto, segundo o diretor-industrial da empresa, vai ser comercializado num raio de 300 quilômetros de Araçatuba.

A tradição Dedini – A Dedini atua no mercado há 83 anos, mas ingressou no segmento de equipamentos para cervejaria em 1990. A empresa é a única genuinamente brasileira a competir nesse setor com tecnologia de ponta, importada da Alemanha e Suíça. Segundo o diretor-comercial da Dedini, Sidinei Maganhoto Júnior, o ramo de cervejaria representa atualmente 25% do volume total de negócios da empresa.

Dentre os clientes da empresa estão a Ambev, Kaiser, Belco, Cintra e Schincariol, além das cervejarias de Teresópolis e Petrópolis. As negociações com a Aralco começaram há cerca de seis meses, mas só ontem o negócio foi concretizado.

A Dedini fabrica ainda equipamentos para açúcar e álcool, indústria de fertilizantes, sistema anaeróbio de tratamento de detritos industriais e esgoto doméstico, além de equipamentos voltados para a indústria química, de sucos e caldeiras para geração de vapor.

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