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Empresários discutem mercado de álcool na China

Os empresários do setor sucroalcooleiro vão participar da delegação que acompanhará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Pequim e Xangai, na China, de 24 a 27 de maio. O setor estará representado pelo executivo da Unica (União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo), Eduardo Pereira de Carvalho, e pelos grupos Cosan, Copersucar, Nova América e Cia. Energética Santa Elisa.

“Temos muito interesse no mercado chinês”, disse Rubens Ometto Silveira Mello, presidente do Grupo Cosan. A visita será feita, segundo o empresário, para prospectar negócios para o álcool. “Vamos falar sobre o programa Proálcool e as vantagens deste programa para o Brasil”, disse.

Segundo Silveira Mello, a China demonstra preocupação com a redução de poluentes, uma vez que sediará os jogos olímpicos em 2008. Não há expectativa de se fechar negócio naquele país. “Vamos falar sobre o nosso mercado.”

Pelo menos três províncias chinesas já misturam álcool na gasolina em fase experimental. Os chineses produzem álcool à base de milho e o consumo do produto pelas indústrias de bebidas, química e farmacêutica tem crescido ano a ano. Os empresários brasileiros deverão presentear o governo chinês com um exemplar do carro flexfuel (que comporta álcool e gasolina no mesmo tanque de combustível), atual bandeira do setor sucroalcooleiro do país.

Dados do governo federal mostraram que quase 580 empresários brasileiros, com vínculo em 340 empresas, fizeram a inscrição participar da delegação que acompanhará o presidente. Os setores mais representados na comissão são os do agronegócio, de consultoria e serviços de engenharia, tecnologia da informação, energia e alimentos processados.

No dia 24 de maio, será realizado o seminário “Brasil – China: Comércio e Investimentos – Perspectivas para o Século 21”. Depois deste seminário, está previsto o lançamento do Conselho Empresarial Brasil-China, com a assinatura de nove contratos empresariais.

O segundo seminário está marcado para o dia 26, em Xangai. O tema será “Brasil – China: Uma Parceria de Sucesso”. A expectativa é de que após o encerramento desses eventos, sejam organizadas rodadas de negócios individuais por empresas e workshops sobre oportunidades de investimento bilateral, agribusiness e turismo. Para evitar gafes diplomáticas e de culturas, o Departamento de Promoção Comercial colocou à disposição dos empresários um manual sobre hábitos e costumes chineses. O mesmo manual deverá ser distribuído para a delegação oficial brasileira.

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