JornalCana

Empresa vai produzir garrafa de plástico vegetal

A Avantium, empresa de pesquisa e tecnologia da Holanda, anunciou um acordo com a Coca-Cola para aprimorarem, juntas, a tecnologia para produzir garrafas de um plástico 100% vegetal, o biopoliéster chamado de PEF.

Atualmente, é mais usado o PET, poliéster derivado de petróleo. Uma fábrica-piloto da Avantium foi aberta em 8 de dezembro em Geleen, Holanda. “Acreditamos que essa tecnologia seja economicamente viável e tenha um impacto ambiental significativamente reduzido. Já fizemos garrafas com excelentes propriedades de isolamento e térmicas e nosso processo de produção se adapta bem às cadeias de abastecimento existentes”, afirmou o diretor-geral da Avantium, Tom van Aken.

A produção comercial, porém, deve ocorrer daqui três a quatro anos. O PEF pode ser derivado de qualquer matéria-prima de biomassa que contenha carboidratos, como cana-de-açúcar, resíduos agrícolas, vegetais e grãos. “Quando for comercializado, (o PEF) será totalmente reciclável. Acreditamos que atenda a todos os critérios essenciais para se tornar o bioplástico da próxima geração para alimentos, bebidas e outras aplicações”, disse van Aken.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram