Mercado

Empresa recém inaugurada busca canavial do futuro

Inaugurada ontem dia 25 de março, em São Paulo, a CanaVialis investirá no melhoramento das variedades de cana-de açúcar por meio da genética molecular. A empresa é resultado da associação entre a Votorantim Ventures e cinco cientistas da Universidade Federal de São Carlos: Éder Antônio Giglioti, Yodiro Masuda, Hideto Arizono, Sizuo Matsuoka e Antônio Carlos A. Gheller.

Este grupo de pesquisadores, reconhecidos pelo setor canavieiro, desenvolveu nos últimos 30 anos, as variedades de cana-de-açúcar que hoje ocupam 60% da área cultivada no Centro-Sul do Brasil.

“O aumento da produtividade agroindustrial obtido com a utilização dessas variedades contribuiu de maneira significativa para tornar a indústria sucroalcooleira brasileira a mais competitiva do mundo”, frisa Fernando Reinach, presidente interino da Canavialis e diretor executivo da Votorantim Ventures.

Segundo Reinach, a empresa surge com a necessidade de dar continuidade a este processo. A CanaVialis recebe um apoio inicial da Votorantim Ventures — fundo de capital de risco do Grupo Votorantim, de R$ 25 milhões, que será usado na construção dos laboratórios de biologia molecular e fitopatologia em Campinas e três estações experimentais no Estado de São Paulo, além do custeio dos projetos de pesquisa.

O pesquisador Antônio Gheller reafirmou a importância de cada etapa do ciclo de produção de cana. “Estamos prontos para atender as unidades produtoras de forma que o plantio, o manejo, o corte e todos os procedimentos da cultura da cana-de-açúcar sejam feitos corretamente e as mudas de cana sejam fabricadas de forma sadia em grandes quantidades”, lembra.

A empresa desenvolverá novas variedades utilizando o melhoramento clássico assistido por técnicas de biologia molecular e a biotecnologia.

A CanaVialis atuará juntamente com as empresas do setor sucroalcooleiro nas várias etapas do processo agrícola, como: diagnóstico da estrutura da produção, planejamento multianual das variedades a serem utilizadas no plantio, fornecimento de mudas livres de patógenos e na implementação dos viveiros. A nova empresa iniciará suas atividades de prestação de serviços imediatamente.

“Já existe ganho de produtividade, pois com as novas variedades e o acompanhamento do processo, o nível de sacarose de 13,5% que era obtido em julho pode ser conseguido em março”, afirma Hideto Arizono pesquisador, professor e sócio da nova empresa.

Conforme pesquisa do Anuário da Cana, este ganho de produtividade pode ser comprovado no Açúcar Total Recuperado — ATR, da safra 02/03, que registrou em média 146Kg/tonelada de cana contra 142kg da safra 01/02 na região Centro/Sul.

“Hoje, mais do que nunca, existe a necessidade das usinas produzirem o ano todo, por isso estamos investindo na competência dos pesquisadores brasileiros. A CanaVialis irá garantir maior rentabilidade ao produtor, não só por meio do melhoramento genético da cana-de-açúcar, mas otimizando o potencial de cada variedade e evitando desperdício”, finaliza Fernando Reinach, presidente interino da Canavialis e diretor executivo da Votorantim Ventures.

Banner Revistas Mobile