JornalCana

Empresa pretende empregar 350 mil

A Brasil Ecodiesel pretende empregar até 2008 cerca de 350 mil famílias de agricultores em seu programa de biodiesel à base de óleo de mamona.

Até agora, a empresa vem operando em caráter experimental e realizou investimentos de R$ 60 milhões. No total, pretende alocar R$ 450 milhões, em capital proveniente do negócio e de financiamentos, para suas operações.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, existem hoje em todo o país várias plantas de biodiesel em operação ou projetadas para começar a produzir até o final de 2006 -incluindo a Petrobras.

Expedito Parente, que obteve a primeira patente (hoje expirada) de biodiesel de mamona, na década de 70, é um dos empresários que já estão ganhando dinheiro com o programa.

Dono da Tecbio, que fabrica plantas para a produção de biodiesel, Parente tem hoje em carteira pelo menos três pedidos para grandes unidades. Outros cinco estão sendo negociados para os próximos dois meses.

Para Paulo Teixeira Souza Junior, doutor em química orgânica e membro da Universidade Federal de Mato Grosso, por ser rústica, a cultura da mamona é “”apropriada e de baixo custo” para a agricultura familiar.

Ele afirma, no entanto, que o preço mínimo para o biodiesel originado do óleo de mamona terá de ser competitivo em relação aos preços do óleo de mamona no mercado internacional.

As regras do programa não impedem que os produtores, mesmo que subsidiados, vendam o óleo de mamona (antes de transformá-lo em biodiesel) no mercado externo, onde o produto tem alto valor e uso em segmentos como a aviação.

O ministério afirma que usará a “”criatividade” para manter o produto no Brasil.

Transesterificação

O processo mais utilizado para a produção do biodiesel é conhecido como transesterificação e consiste em uma reação química de óleos vegetais ou de gorduras animais com o álcool comum (etanol) ou o metanol, estimulada por um catalisador.

Do processo também se extrai a glicerina, usada na fabricação de vários produtos do setor de higiene e limpeza.

Há inúmeras espécies de vegetais no Brasil das quais se pode produzir o biodiesel, como mamona, palma (dendê), girassol, babaçu, amendoim e soja. No caso da soja, sua transformação em biodiesel é pouco rentável.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram