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Empresa mineira envia ao Texas primeiro lote da cachaça Benvinda

Experiência inédita no mercado internacional representa negócio de R$ 150 mil para firma que tem base em Patos de Minas. A cachaça Benvinda, aguardente produzida de forma artesanal em Patos de Minas (MG), também será comercializada nos Estados Unidos. A Industrial e Comercial F. Pernambuco, fabricante da bebida, embarca no próximo mês um contêiner para a cidade de Austin, no Texas, carregado com 12 mil garrafas, de 750 ml, da cachaça Benvinda, e outras 25,2 mil garrafas, de 290 ml, da caipirinha Benvinda Ice.

Trata-se da primeira experiência no mercado internacional e representa negócio de R$ 150 mil, comenta a executiva Marla Fonseca, gerente comercial da F. Pernambuco. Ela acrescenta que o contrato de fornecimento para os norte-americanos, intermediado pela empresa mineira Cachaças do Brasil, tem duração de dois anos.

“Além dessa venda para os Estados Unidos, também estamos em negociações com importadores europeus e asiáticos”, diz Marla Fonseca, que mantém segredo sobre os nomes dos possíveis países que vão comercializar a Benvinda.

Garrafa importada

Para colocar a Benvinda no mercado externo, a Industrial e Comercial F. Pernambuco investiu no desenvolvimento de embalagens e novo rótulo. Conforme a gerente comercial, as garrafas, importadas da França, são em vidro transparente, com capacidade para 750 ml. “Essa é exigência das autoridades norte-americanas e infelizmente não encontramos garrafas de qualidade no mercado brasileiro”, argumenta Marla Fonseca.

Outra exigência das autoridades dos Estados Unidos, comenta a executiva, é que o rótulo tenha informações detalhadas como, por exemplo, quanto tempo de envelhecimento e qual a madeira utilizada nesse processo. O rótulo também deve a razão social do importador, o nome do fabricante, país de origem, teor alcóolico (40º, no máximo).

“Na parte interna do rótulo deve conter mensagens de advertência – em destaque e negrito – que mulheres grávidas não devem consumir bebida alcóolica e que não se recomenda dirigir após a ingestão de álcool, além dos efeitos”, salienta Marla Fonseca.

No entanto, as negociações para ampliar as vendas da cachaça também ocorrem com vários clientes no Brasil, entrem eles grandes redes supermercadistas. A bebida é comercializada em todas as regiões, mas o Nordeste representa 40% do total dos negócios. Na região, o principal cliente é a rede de supermercados Bompreço, que possui 120 lojas.

Apesar de a fabricação ter iniciado há seis anos, a comercialização começou somente em meados de 2000, após um período de envelhecimento em tonéis de jequitibá rosa. Hoje, a Industrial F. Pernambuco possui 400 mil litros em estoque e a produção anual alcança 600 mil litros.

No ano passado, segundo Marla Fonseca, a empresa vendeu 400 mil litros, volume 100% maior que o comercializado em 2001. Para 2003, a gerente comercial estima vendas de 500 mil litros, incluindo as exportações.

Investimento em alambique

A montagem do alambique, instalado no município de Patos de Minas, região Alto Paranaíba, consumiu investimentos da ordem de R$ 1 milhão, em recursos da Industrial e Comercial F. Pernambuco, controlada pelo fazendeiro Antônio Caetano de Faria e pela empresa Belatrix, ambos da região. Segunda a executiva Marla Fonseca, 90% da cana são cultivadas na fazenda da Industrial, no total de 54 hectares. Apenas 10% da cana são cultivadas em terras arrendadas.

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