JornalCana

Empresa lança primeira variedade de sorgo biomassa

Subsidiária da norte-americana Ceres, a Ceres Sementes do Brasil trabalha para a terceira safra comercial envolvendo seus híbridos Blade® de sorgo sacarino no País. A cultura, que possibilita às usinas produzir etanol na entressafra da cana-de-açúcar, foi adotada por mais de 30 empresas do País no período 2012/13, incluindo os maiores grupos sucroenergéticos.

De acordo com sua direção, a Ceres focalizará duas estratégias centrais para o próximo ciclo produtivo de sua linha de híbridos de sorgo, que começa este mês e termina em abril do ano que vem. A empresa fará o lançamento comercial do primeiro híbrido de sorgo alta biomassa registrado no Brasil, da marca Blade® CB 7520 e oferecerá suporte técnico no manejo de seu portfólio de híbridos a um grupo de clientes selecionados.

Segundo o engenheiro agrônomo Marcelo Gullo, gerente de marketing e desenvolvimento de negócios da Ceres Brasil, o híbrido de sorgo alta biomassa que está chegando ao mercado reúne atributos que o tornam “altamente recomendável” como complemento ao bagaço da cana, na cogeração de energia elétrica e na produção de etanol celulósico (etanol de segunda geração).

Essa cultivar, apresenta até 23% de fibra em sua composição e registra produtividade de até 70 toneladas por hectare. “A biomassa do sorgo não apenas assegura disponibilidade de matéria-prima na entressafra da cana agrega uma solução de ponta e altamente viável economicamente nas unidades em que há grande demanda por cogeração de energia elétrica, ou uso intenso do calor para diferentes finalidades. Esses benefícios também podem ser obtidos com a biomassa ou o bagaço do sorgo sacarino”, afirma Gullo.

Gullo explica ainda que o sorgo de alta biomassa Blade® CB 7520 tem custo médio de produção de R$ 57 por tonelada, enquanto o bagaço da cana-de-açúcar sai por cerca de R$ 65/t durante a safra. 

img9123

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram