JornalCana

Empresa investe R$ 70 milhões em terminal portuário

img6915

A Portonave – Terminais Portuários de Navegantes, localizada em Santa Catarina, dá início a novos investimentos em infraestrutura para tornar o terminal ainda mais competitivo e moderno. A empresa investiu R$ 70 milhões na compra de novos equipamentos.

Após registrar um crescimento de mais de 13% em movimentação em 2012, e aumentar a receita líquida em 10%, o Terminal adquiriu três novos portêineres e cinco novos transtêineres para integrar a atual frota de equipamentos. A Portonave passa a ter seis portêineres, que são os principais equipamentos para operação de carga e descarga dos navios, e 18 transtêineres, responsáveis pela movimentação dos contêineres na retroárea. Com as novas máquinas o Terminal de Navegantes se consolida como o mais bem equipado de Santa Catarina.

Além dos equipamentos, a Portonave adquiriu um scanner para agilizar as operações de inspeção de contêineres no terminal. O scanner móvel modelo HCVM-T tem capacidade de inspeção de até 150 caminhões por hora e possui sistema de leitura automática do número do contêiner, por meio da tecnologia OCR (Optical Character Recognition, ou em português, Reconhecimento Óptico de Caracteres) e permite até seis modos de operação.

O equipamento está em fase de instalação. “A compra do scanner integra os planos de atualização tecnológica do Terminal com objetivo de atender as necessidades dos nossos clientes”, comenta o diretor-superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas.

O aparelho de inspeção por raio-x móvel é um dos primeiros deste tipo utilizado em portos no Brasil. O equipamento garantirá agilidade nos processos de inspeção, uma vez que não é necessário a saída do motorista do caminhão e a inspeção é concluída em até 20 segundos. Além disso, como o scanner é móvel, permite ao terminal alocar o equipamento em operações específicas quando necessário.

A Portonave deverá receber também obras de ampliação do terminal portuário ao longo do ano para aumentar a capacidade de movimentação. Com a expansão, o terminal portuário que hoje tem cerca de 270 mil m² passará a 410 mil m².

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram