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Empresa dos EUA quer produzir diesel de cana em larga escala

A LS9 Incorporation, empresa norte-americana de biotecnologia, dedicada ao desenvolvimento comercial de combustíveis renováveis e produtos químicos, adquiriu uma nova fábrica, em Okeechobee, na Flórida, EUA, onde produzirá diesel renovável usando cana-de-açúcar como matéria-prima. A ideia é tornar o novo biodiesel comercialmente viável.

A empresa já produz pequenas quantidades de diesel renovável avançado em uma fábrica piloto, localizada em São Francisco, Califórnia, onde fica a sede da LS9. A unidade de Okeechobee deverá produzir, já no final deste ano, entre 227,3 mil e 454,6 mil litros de biodiesel de cana. Para a LS9, esta é a etapa final antes de alcançar uma produção em escala comercial.

Em 2009, o presidente da LS9, Bill Haywood, esteve no Brasil para buscar parceiros dispostos a investir na tecnologia desenvolvida pela empresa americana. A usina Jalles Machado, em Goianésia, GO, estuda uma possível parceria. Caso seja concretizada, a Jalles deverá investir, inicialmente, US$ 3 milhões (cerca de R$ 5,6 milhões) para implantação do projeto ainda em 2010.

Pesquisadores da LS9 descobriram uma forma mais simples, que requer menos investimentos e oferece maior produtividade e rentabilidade do que os processos conhecidos. Eles modificaram geneticamente uma bactéria inofensiva, que existe na natureza há cerca de 2 milhões de anos.

Esse microorganismo consome os açúcares contidos no caldo da cana e libera bagaço, gás carbônico e o diesel pronto para o consumo. Dessa forma, não é necessário destilar, pois já se obtém o produto na fase de fermentação. Assim, a produção desse combustível se torna menos complexa do que a de etanol, por exemplo.

A LS9 garante que o produto possui características superiores às do diesel do petróleo. A empresa americana pretende trazer o projeto para o Brasil por conta da grande demanda do combustível no País, além das extensas áreas disponíveis para plantio da cana-de-açúcar, mão-de-obra e infraestrutura para distribuição.

“O Brasil já substitui mais de metade de sua demanda de gasolina por etanol, sendo o único País do mundo onde a gasolina é o combustível alternativo. O próximo passo pode ser usar o tipo de tecnologia que está sendo desenvolvida pela LS9 para substituir o diesel de petróleo por uma versão limpa, com base na cana-de-açúcar”, disse o representante-chefe da Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar) na América do Norte, Joel Velasco.

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