JornalCana

Empresa divulga simulador de deriva para aplicação de agroquímicos

Com o objetivo de difundir orientações quanto à tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas, a Dow AgroSciences apresenta ao mercado o simulador de deriva. Essa ferramenta tem como finalidade demonstrar aos agricultores e técnicos a importância das condições de aplicação dos agroquímicos para evitar derivas. A iniciativa da empresa tem como parceiro o professor Ulisses Rocha Antuniassi, da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu. A Dow AgroSciences apresentou pela primeira vez o equipamento, no 13º Show Tecnológico de Verão da Fundação ABC, realizado em Ponta Grossa, no Paraná, entre os dias 23 e 24 de fevereiro.

De acordo com o professor Antuniassi, o simulador de deriva é um equipamento que representa as condições naturais de vento em uma pulverização agrícola, considerando as características de uma aplicação, entre as quais o bico pulverizador e a pressão utilizada. “Com isso, é possível demonstrar o efeito de ventos com velocidade de 1 a 10 km/h sobre pulverizações com gotas de diferentes classes de tamanho (muito fina, fina, média, grossa e muito grossa). O potencial de risco de deriva de cada classe de gota frente a diferentes condições de vento fica bastante realista e didático por meio dessa ação”, ressalta.

Ele explica que entre as providências urgentes para melhoria da qualidade da aplicação de defensivos agrícolas está a implantação de um sistema de Inspeção Periódica (IPP), a utilização do método de calibração preciso, o uso do manômetro adequado e a manutenção preventiva, além da substituição das pontas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram