JornalCana

Empresa desenvolve produção de biodiesel a partir do esgoto

A Gerar, empresa formada por pesquisadores da Coppe/UFRJ, desenvolverá sistemas de tratamento de esgoto sanitário para obtenção de biodiesel, que pode ser usado na geração de energia elétrica ou para consumo veicular. Três dos quatro sócios da companhia participaram da pesquisa para o produto, patenteado pelo centro de pesquisa.

Segundo Andréia Borge, uma das sócias da empresa, os grandes centros urbanos são nichos em potencial para este tipo de alternativa, através das estações de tratamento de esgoto públicas e privadas. Ela explica que a tecnologia da empresa processa os resíduos gordurosos, transformado-os em combustível.

“Temos alguns contratos sendo negociados para atuarmos na operação de projetos coordenados pela Coppe”, conta. Borges diz que a Gerar atuará como uma prestadora de serviço, contando com a consultoria técnica do Coppe/UFRJ através de um convênio de cooperação.

Ele conta que o custo do litro do biocombustível está próximo ao do diesel comercializado nas regiões. Andréia Borges, entretanto, preferiu não especificar o investimento inicial para implantação do programa de tratamento de lixo. “O valor depende do tamanho do empreendimento. Visitamos as instalações para analisar a viabilidade de cada projeto”, diz.

Andréia Borges explica que os pesquisadores analisavam como desenvolver um negócio a partir da pesquisa acadêmica desde o ano passado. A previsão dela é de que nos próximos 40 dias a Gerar já começa a oferecer a solução ao mercado.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram