
Os acionistas da Agro Pecuária Furlan S. A. estão convocados para participar de assembleia em 26/11 na sede social da empresa, no município de Santa Bárbara D’Oeste (SP).
Entre outros temas a serem discutidos, os acionistas irão avaliar a proposta de troca de área definida como garantia para os avais prestados pelos acionistas.
Segundo Estevam André Furlan, vice-presidente do Conselho de Administração da companhia, os avais prestados pelos acionistas foram em favor da companhia e de coligadas.
A Agro Pecuária Furlan S. A. integra a companhia sucroenergética Grupo Furlan. Com unidade produtora localizada em Santa Bárbara D’Oeste, o grupo, neste ano, completa 105 anos na produção de açúcar e 37 anos na produção de etanol.
Mais sobre o Grupo Furlan:
Conforme divulgação da companhia, a história do Grupo Furlan começou em 01/03/1888, quando Gio Batta Furlan, sua mãe, Giovanna Gregnol Furlan, sua mulher, Antonia Fagnoli Furlan, o filho primogênito Nicolo, além de primos, tias e tios chegaram ao Brasil, pelo Porto de Santos, a bordo do vapor San Martino.
Assim que chegaram, foram trabalhar em Campinas na fazenda produtora de café Taquaral, de Gabriel Rodrigues de Castro, no atual bairro Taquaral.
Em 26/05/1900, Gio Batta Furlan comprou, por 300 mil réis, a primeira área de terra: o Sítio Matão, com 4,28 hectares, próximo da atual sede, em Santa Bárbara D’Oeste.
Em 1910, Antonia Fagnoli Furlan e seus filhos iniciaram a produção de açúcar batido em engenho movido por tração animal e com moendas de madeira.
Com a morte de Gio Batta, em 1915, Antonia e os filhos continuaram a administrar os negócios da família. A partir de 1928, iniciaram a produção de açúcar mascavo, com 300 quilos diários.
Em 1941, os irmãos Furlan inauguraram usina hidrelétrica. Em 30/11/1949, a empresa recebeu o nome de Usina Açucareira Furlan S. A.