JornalCana

Empresa brasileira vai instalar usina em Portugal

A Sondotécnica S.A. vai inverter a lógica de exportação de álcool combustível do Brasil e implantar uma usina em Portugal, de olho da obrigatoriedade de adição do produto à gasolina na União Européia em 2005.

Os investimentos na unidade são de US$ 1 bilhão para a produção de 400 milhões de litros de álcool anuais.

A matéria-prima, disse o presidente da Sondotécnica, Jaime Rotstein, ainda está sendo estudada. “Podemos utilizar o trigo ou o milho, dependendo da viabilidade técnica de plantio e o custo mais baixo”, explicou. Segundo ele, a capacidade da usina de álcool portuguesa deverá atender somente a demanda do país.

O investimento vai contar com apoio do governo português que quer promover o desenvolvimento do Alentejo, onde deverá ser instalada a unidade.

Segundo Rotstein, a participação do governo português se dará por meio de uma empresa subsidiária da estatal de energia do país, EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva.

A previsão é de que a unidade já esteja operando em 2005, quando a obrigatoriedade da mistura entrará em vigor. “É um nicho de investimentos que começa a ser pensado, principalmente pelo apoio estatal dos países da União Européia visando melhorias ambientais, mas que ainda não registra muitos participantes efetivos, apenas boas intenções”, avalia um analista de mercado.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram