JornalCana

Empresa alemã nacionaliza produção de turbinas a vapor

A Siemens no Brasil alcança a completa nacionalização de sua produção e serviços para turbinas de até 50 Megawatts. Com a aquisição da balanceadora Schenck DH7/DH50, um dos mais avançados equipamentos de teste de rotores do mundo, a Siemens e a Turbocare, uma empresa do grupo, se tornaram as únicas na América do Sul a realizar localmente esses serviços em rotores de turbinas e compressores em alta velocidade. O serviço antes era executado na Europa e levava acima de 90 dias para ser concluído. Agora será feito em menos de um mês.

Além disso, a Siemens passa também a fabricar no complexo fabril de Jundiaí (SP) rotores de alto desempenho. Antes, a empresa produzia localmente rotores de turbinas a vapor de até 40 MW. Com a instalação da nova balanceadora, terá capacidade de construir peças com o dobro da potência, enquanto as áreas de serviços realizarão o balanceamento em alta rotação para todos os tipos de turbinas e compressores industriais. “A partir da total fabricação desses equipamentos no País, a Siemens preenche não só uma lacuna em sua cadeia produtiva, mas também passa a oferecer no Brasil um serviço que antes era realizado no exterior” afirma Alan Rodriguez, diretor de Service do Energy Sector da Siemens no Brasil.

Com os investimentos dos últimos dois anos a fábrica de turbinas a vapor de Jundiaí duplicou a sua capacidade de produção. Ainda de acordo com o diretor, a Siemens e a Turbocare ganham o diferencial de serem as únicas capazes de oferecer aos seus clientes a simulação em alta velocidade que reproduz as situações de exigência máxima para uma turbina ou compressor.

Segundo ele, o balanceamento em alta rotação ou high speed balancing (HSB) surge da necessidade de garantias de segurança e qualidade na operação de rotores nas velocidades operacionais para os quais eles foram dimensionados, ponto não atendido pelo balanceamento em baixa rotação. “Esse tipo de serviço irá garantir que o rotor cumpra corretamente as normas internacionais vigentes. Ao contrário do balanceamento em baixa rotação, o HSB cobre toda a faixa de rotação do rotor, diminuindo falhas em extrapolação, necessárias quando utilizado o balanceamento em baixa rotação, o que reduz picos de vibração provenientes das velocidades críticas essenciais a cada rotor”, informa Alan Rodriguez.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram