JornalCana

Empregos crescem no setor sucroalcooleiro

A forte expansão do setor sucroalcooleiro, com cerca de 90 projetos de construção e ampliação de usinas de açúcar e álcool no país até 2010, também está abrindo oportunidades no mercado de trabalho.

Atualmente, a atividade canavieira do Brasil é responsável por cerca de um milhão de empregos diretos, dos quais cerca de 500 mil na produção de cana-de-açúcar. O restante está distribuído na agroindústria de açúcar e álcool. O Estado de São Paulo, maior produtor de cana do país, responsável por 60% da oferta nacional, reúne 400 mil empregos diretos no setor. Esse número poderá crescer substancialmente por conta deste novo movimento de expansão. Neste mesmo sentido, cresce também o número de vagas para cargos mais qualificados no setor sucrolalcooleiro.

Levantamento da Federação das Indústrias do Estado De São Paulo (Fiesp) mostra que em maio o setor sucroalcooleiro conduziu a elevação de 0,70% do nível de emprego na indústria paulista. O adiantamento da safra de cana-de-açúcar, de maio para março neste ano, rendeu contratações para as indústrias de açúcar e álcool. No mês de maio, a indústria de refino de petróleo, elaboração de combustíveis nucleares e produção de álcool liderou o ranking de emprego no Estado de São Paulo, com expansão de 10,9%. Grande parte desse resultado é derivado da produção de álcool. Essa expansão das vagas no setor sucroalcooleiro, contudo, é menor do que a verificada em abril, de 12,9%.

Em 2005, a região do Oeste de São Paulo, que compreende 296 municípios, e uma das que mais crescem no setor sucroalcooleiro, gerou 120 mil postos de trabalho nas áreas agrícolas, industrial, administrativa e financeira, segundo dados da Udop (Usinas e Destilarias do Oeste Paulista).

No Estado de São Paulo, 95% dos trabalhadores do setor possuem carteira assinada, representando 40% do emprego rural. Se considerado os empregos indiretos, os postos de trabalho no Estado saltam para 1,2 milhão.

Com uma área plantada com cana-de-açúcar de quase 6 milhões de hectares em todo país, o que representa cerca de 0,5% da área agrícola nacional, o setor sucroalcooleiro tem mantido e administrado mais de 600 escolas, mais de 200 creches, mais de 300 ambulatórios médicos, cumprindo importante função social. O rendimento do trabalhador no corte manual de cana, cuja remuneração média é pelo menos duas vezes maior do que o salário mínimo nacional, supera 10 toneladas de cana/homem/dia.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram