Mercado

Empreendedores anunciam instalação de duas usinas em Minas Gerais

A instalação de mais duas usinas em Minas Gerais foi anunciada oficialmente na semana passada, quando ocorreu a assinatura de protocolos de intenções entre os empreendedores e o governo estadual. O Grupo Total Agroindústria Canavieira S.A. divulgou na quarta-feira, 26 de julho, a intenção de instalar uma unidade produtora no município de Bambuí, para a fabricação de álcool anidro, hidratado e cogeração de energia.

Os investimentos serão de aproximadamente R$ 254 milhões, incluindo a aquisição e o arrendamento de terras, a implantação dos canaviais e do projeto industrial. A Usina Bambuí – que deverá ser a denominação dessa nova unidade – vai ter uma capacidade de moagem de cana de 1,5 milhão de toneladas por safra até 2013, quando estará funcionando com a sua plena capacidade de produção. A Bambuí deverá gerar 1.500 empregos diretos.

Outro protocolo de intenções foi assinado na sexta-feira, 28 de julho, entre o governo de Minas Gerais e a Cabrera Central Energética Açúcar e Álcool, do ex-ministro da Agricultura, Antônio Cabrera, visando a instalação de uma usina em Limeira do Oeste, no Triângulo Mineiro. Essa nova unidade, voltada à produção de açúcar e álcool, começará a ser implantada em fevereiro de 2007 e deverá iniciar as suas atividades em 2009, com a moagem de 500 mil toneladas de cana. Até 2012, com a finalização do projeto, a produção deverá atingir 1 milhão de toneladas. A usina irá gerar 900 empregos diretos.

Vinte e dois novos projetos de unidades produtoras, previstos para Minas Gerais até 2010, deverão abrir 20 mil postos de trabalho, possibilitando a ampliação do processamento de cana em 4 milhões de toneladas por ano. Atualmente, o Estado possui 26 usinas que têm a previsão de processar 28,7 milhões de toneladas de cana na safra 2006/07.

Banner Revistas Mobile