JornalCana

Emergentes atrairão investimentos

Relatório divulgado ontem coloca o Brasil entre os cinco destinos mais atraentes para investidores. Os níveis globais de investimentos estrangeiros devem crescer nos próximos anos, e o Brasil está entre os cinco mais atraentes para especialistas e corporações transnacionais, junto de China, Estados Unidos, Índia e Rússia. Além disso, os mercados emergentes da Ásia e do Leste Europeu são os que têm maiores chances de se beneficiarem desses fluxos, informou ontem a Conferência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento, Unctad, na sigla em inglês.

Segundo a Unctad, a pesquisa de 2005 mostrou que o investimento estrangeiro direto (IED) em países em desenvolvimento avançaria no período entre este ano e 2008. “A atenção dos investidores parece estar se afastando de locais tradicionalmente importantes para a direção de certos mercados emergentes”, informa comunicado da agência. “A Ásia e o Leste Europeu são as duas regiões com perspectivas de investimento estrangeiro direto mais positivas”.

Países desenvolvidos devem exibir alguma recuperação no fluxo de IEDs, mas em níveis relativamente modestos no curto prazo, disse o relatório, acrescentando que as expectativas eram menos otimistas para as principais economias européias. “Todos os resultados das pesquisas globais da Unctad apontam para a mesma direção: a recuperação dos IEDs continuará”.

A Unctad acrescentou que a América Latina deve manter sua recente recuperação dos investimentos estrangeiros diretos. Na África, esses fluxos devem continuar estáveis, em níveis baixos. Entre os países desenvolvidos, os EUA foram o destino mais atraente para esses recursos, disse a pesquisa. A China ficou no topo da lista, somando 87% das multinacionais pesquisadas. Os outros países entre os cinco primeiros foram EUA, Índia, Rússia e Brasil.

A Unctad informou que vários países em desenvolvimento também surgem como fontes importantes de investimentos estrangeiros diretos, como China, Índia, África do Sul, Brasil, Coréia do Sul e Malásia, todos incluídos na lista de 15 principais investidores internacionais.

“(As empresas de) países em desenvolvimento estão cada vez mais utilizando investimentos no exterior para se tornarem agentes globais, o que acaba beneficiando outros países em desenvolvimento também”, afirmou o secretário-geral da Unctad, Supachai Panitchpakdi, em um comunicado.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram