JornalCana

Embrapii é criada em busca de investimentos na área de pesquisa

img6095

Em debates realizados por todo Brasil, muito tem se falado na ausência de investimentos na área de pesquisa no setor sucroenergético. Em contrapartida, durante o mês de março, foi anunciada a criação da Empresa Brasileira para Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que tem como objetivo impulsionar a produtividade e a competitividade de empresas de todos os portes dos setores industrial, agrícola e de serviços.

A Embrapii é uma parceria dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC) com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A iniciativa vai contar com um aporte de R$ 1 bilhão, em 2013 e 2014, provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e dos parceiros envolvidos.

Criada sob os moldes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Embrapii é uma Organização Social (OS) com a missão de fomentar a cooperação entre empresas nacionais, em especial as pequenas e médias, e instituições tecnológicas voltadas à pesquisa e ao desenvolvimento. Para o setor de biocombustíveis, a iniciativa pode servir como vetor pela busca do aumento da eficiência energética e produtiva na área industrial.

A iniciativa teve início em 2012, com a implementação de um programa piloto da Embrapii, com três instituições: Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT), em São Paulo, na área de biotecnologia; o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), no Rio de Janeiro, em energia e saúde; e Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), em Salvador, em automação e manufatura.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram