JornalCana

Embrapa recebe demandas do setor canavieiro

img1440

Produtores da Paraíba elaboraram um documento entregue ao diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, Pedro Arraes, com diversas sugestões do setor canavieiro paraibano para a melhoria da cultura da cana-de-açúcar no Estado. Dentre as propostas encaminhadas à entidade está o desenvolvimento de pesquisa varietal, que já está sendo realizada na Paraíba pela Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento no Setor Sucroenergético (Ridesa), e que requer estudos mais amplos também dos ambientes de produção para um melhor manejo da cultura. O documento enviado à Embrapa também apresenta outras demandas do setor, como a necessidade do desenvolvimento de estudos pedológicos (estudo sobre solo) dos tabuleiros paraibanos, a urgência de projetos de pesquisa na linha de irrigação e fertirrigação, de colheita mecanizada e controle da Broca Comum, bem como a necessidade da Embrapa disponibilizar cursos de capacitação na área junto às Universidades Federais de Pernambuco e da Paraíba.

Pedro Arraes viria a João Pessoa no próximo dia 19, mas, por questões de mudança na agenda marcará outra data. Na ocasião, ele formalizará um termo de cooperação técnica com o Governo do Estado, através da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa).

“A pesquisa com a cultura de cana-de-açúcar no Estado hoje está restrita às ações desenvolvidas pela Rede Ridesa, que se dedica quase exclusivamente ao desenvolvimento e introdução de novas variedades RB e aos aspectos fitossanitários da cultura no Estado. A parceria com a Embrapa, portando, pode ampliar a abrangência desses estudos”, explica o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Murilo Paraíso. 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram