JornalCana

Embrapa realiza workshop sobre mudanças climáticas

O Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Embrapa, a Monsanto e o Instituto de Biociências da USP promovem hoje (18), a partir das 9h, no auditório sede da Embrapa, um workshop para discutir a relação entre as mudanças climáticas e a agricultura de alimentos.

Pesquisadores, professores universitários e estudantes de pós-graduação de todo o País vão discutir estratégias de utilização de alternativas biotecnológicas para adaptação ou mitigação de estresses decorrentes de mudanças climáticas globais.

De acordo com o chefe do DPD, Carlos Lazarini, será uma oportunidade importante para discutir o assunto com cientistas de renome internacional. “Traçaremos estratégias importantes para serem adotadas pela Embrapa e por outras instituições científicas brasileiras”, observa.

A cana-de-açúcar será o foco da abordagem do professor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), Marcos Buckeridge, na primeira palestra do dia, sobre biologia e mudanças climáticas no Brasil. Buckeridge atualmente conduz pesquisas em ecofisiologia vegetal com foco nas respostas fisiológicas de cana às mudanças climáticas globais.

O workshop também contará com palestras sobre bioenergia, alimentos, thermogeddon e fotossíntese, variedades de plantas tolerantes à seca e biofortificação da mandioca. Após o encerramento dos trabalhos está previsto o lançamento do livro A biologia e as mudanças climáticas no Brasil, editado por Marcos Buckeridge.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram