Mercado

Embrapa promove treinamento na África

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promove, a partir desta segunda-feira, 18 de outubro, curso para 52 veterinários e agrônomos de 28 países africanos, como Angola, Congo, Mali, Namíbia e Senegal. O treinamento será na unidade Centro de Estudos Estratégicos e Capacitação em Agricultura Tropical (Cecat), em Brasília, até sexta-feira, 22 de outubro.

Durante a abertura do curso, o secretário-executivo da Embrapa, José Geraldo Eugênio de França, destacou o papel do Brasil no repasse de experiências bem-sucedidas. “Há pouco tempo, tínhamos de comprar feijão, milho, arroz, e, neste momento, somos o terceiro maior exportador de produtos agrícolas do mundo. Por meio deste curso, esperamos compartilhar trabalho em ambientes tropicais e mostrar o que já conseguimos em relação ao clima, solo e regime de chuvas”, afirmou. Segundo França, a ideia não é apenas mostrar avanços em pastagens e tecnologia, mas também conceder espaço para que cada um transmita informações sobre seu país.

A capacitação integra as atividades do Diálogo Brasil-África para Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, lançado em maio deste ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o propósito de colaborar com aumento da produção de alimentos no continente. Nesta terça-feira, 19 de outubro, os técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento serão os responsáveis pelo curso. Os africanos vão conhecer as funções do ministério, sua organização, as principais políticas públicas brasileiras ligadas à segurança alimentar, desenvolvimento agropecuário e cooperativista, e a experiência do país em agroenergia.

Promovido em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o curso foi dividido em módulos teórico e prático. O primeiro, chamado de Inserção dos Treinandos, vai até sexta-feira, 22 de outubro, e tem por objetivo apresentar aos africanos os temas de maior importância na agricultura brasileira. Já o segundo, Teoria e Prática, de 25 a 29 de outubro, abordará assuntos específicos por turmas de participantes. Na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS), os alunos aprenderão sobre forragicultura, pastagens e boas práticas. No mesmo período, outro grupo permanece em Brasília, onde assistirá aulas sobre produção de sementes, sob a coordenação da Embrapa Transferência de Tecnologia.

Banner Revistas Mobile