Mercado

Embrapa pesquisa etanol a partir de mandioca

Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estudam a produção de álcool combustível a partir da mandioca açucarada. Durante a Exposição Tecnológica Mundial (Expowec 2008), realizada este mês, em Brasília, DF, a pesquisadora da Embrapa Agroenergia Sílvia Belém mostrou que a mandioca pode substituir a cana na produção do etanol.

“A nossa idéia é oferecer uma opção à cana, onde ela não pode ser cultivada, como em áreas da Amazônia e também onde o solo não favorece a plantação de cana-de-açúcar”, disse a pesquisadora. Segundo ela, a mandioca poderia ser cultivada no estado do Pará, onde o clima e o solo são favoráveis.

Para Sílvia Belém, a espécie da mandioca analisada pode apresentar vantagem em relação à cana, porque possui açúcar em forma de glicose. Já o da cana é em forma de sacarose. “O processo de fermentação da cana-de-açúcar é um pouco mais demorado”, disse. Segundo a pesquisadora, a produção de etanol a partir da mandioca açucarada ainda está em fase de estudos.

Banner Revistas Mobile