JornalCana

Embrapa firma parceria com Jayoro para pesquisar cultura do guaraná

A Embrapa Amazônia Ocidental, em Manaus/AM, por meio da equipe de pesquisa da cultura do guaranazeiro, instalou três experimentos na Agropecuária Jayoro, localizada na zona rural de Presidente Figueiredo/AM. Trata-se de projeto composto por várias ações, que tem como objetivo estudar as exigências nutricionais da cultura, as alterações químicas e físicas do solo provocadas pelo calcário e pelo gesso agrícola, bem como a investigação dos efeitos dessas alterações sobre o estado nutricional e a produtividade.

Com uma área cultivada de cerca de 400 hectares, a Jayoro é proprietária da maior população de plantas de guaraná em cultivos comerciais em todo o mundo, uma vez que vem renovando os seus plantios com a adoção de espaçamentos mais adensados, ou seja, adotando as dimensões de 4,0 metros nas entrelinhas e de 4,0 metros entre plantas, em substituição àquelas mais tradicionais que empregavam as dimensões de 5,0 m x 5,0 m.

Para viabilizar esses projetos a Jayoro contará com os conhecimentos técnicos da Embrapa Amazônia Ocidental, que possui um programa de melhoramento genético do guaranazeiro (Paullinia cupana var. sorbilis) desde 1976 e que gerou tecnologias que culminaram no lançamento de 12 variedades clonais. Outras quatro cultivares tiveram seu pré-lançamento em dia de campo realizado em Maués–AM no final do ano de 2007 e serão lançadas oficialmente este ano.

Conforme explica o líder do projeto, pesquisador Lucio Pereira Santos, o contrato de cooperação técnica e financeira celebrado entre a Embrapa Amazônia Ocidental e a Agropecuária Jayoro Ltda. configura-se como uma das mais relevantes iniciativas da atual gestão da Embrapa por oferecer, por meio da Jayoro, alternativas de disponibilidades de mão-de-obra, insumos e todo o apoio logístico necessário para a execução do projeto.

Outra grande vantagem diz respeito aos benefícios que poderão ser alcançados com a pesquisa sendo realizada dentro da própria empresa do cliente/demandador, uma vez que as práticas culturais e o manejo da cultura como um todo poderão ser realizados e acompanhados pelos seus empregados, o que caracteriza transferência imediata de tecnologias, já lançadas pela Embrapa, mas que, por motivos diversos, ainda têm sido subutilizadas.

O pesquisador afirma que nos próximos dias será instalado um quarto experimento na Jayoro, visando estudar os efeitos do gesso agrícola como condicionador de rizosfera e seus impactos prováveis sobre a nutrição e a produtividade das plantas. Esses experimentos terão duração de seis anos no campo, alimentando expectativas positivas no sentido de se aprimorar o sistema de produção da cultura, o que poderá resultar em elevação de produtividade, estabilidade de produção e melhoria da qualidade das sementes para a indústria e demais segmentos consumidores do produto.

Com relação à calagem, o pesquisador explica que a maioria das culturas comerciais desenvolve-se melhor em uma faixa de pH de 5,5 a 6,5. Os solos do Amazonas são, em geral, extremamente ácidos. Para a cultura do guaranazeiro algumas tentativas de estudo de calagem foram realizadas no passado, porém alguns fatores interferiram nos resultados, o que impossibilitou a obtenção de dados confiáveis. Como exemplo dessas interferências cita-se o emprego de mudas formadas a partir de sementes que apresentam uma grande variabilidade genética, o que impossibilita a aferição dos efeitos da calagem sobre as plantas, pois cada uma apresenta uma constituição genética distinta, o que não ocorre com o material clonal. Outro fator que interferiu nas pesquisas realizadas foi o fato de não terem sido fornecidos alguns micronutrientes às plantas, pois sabe-se que o calcário apresenta interações com os micronutrientes no solo, diminuindo a disponibilidade da maioria deles, o que pode ser corrigido por meio de adições desses nutrientes ao solo ou, em alguns casos, por pulverização na folhagem das plantas.

A Agropecuária Jayoro é uma grande empresa instalada no Amazonas. Cultiva e produz também açúcar, álcool e extrato de guaraná. No site http://www.jayoro.com.br podem ser encontradas outras informações sobre a empresa.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram