JornalCana

Embrapa apresenta Vitoriosa, bezerra clonada de outro clone

A Embrapa apresentou ontem a bezerra Vitoriosa, o primeiro animal clonado de um outro clone, a vaca Vitória, nascida há três anos. Vitoriosa nasceu no último dia 5, no Campo Experimental Sucupira, em Brasília. O animal foi obtido a partir da germinação de células isoladas de um pedaço de pele retirado da orelha de Vitória.

No experimento, que começou no ano passado, foram produzidos 35 embriões que foram transferidos para 17 mães de aluguel. Depois de 239 dias de gestação, uma das vacas receptoras deu à luz Vitoriosa.

Para o Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, o nascimento da bezerra é muito importante para o país. “É o clone do clone que coloca o Brasil na vanguarda científica. Essa novidade científica nos representará ao mundo todo”, comenta.

Desde seu nascimento, Vitoriosa tem sido monitorada em relação aos aspectos clínicos, hematológicos e bioquímicos pela equipe da Embrapa e do Hospital Veterinário da Universidade de Brasília (UnB). “Os procedimentos empregados na cesariana da bezerra foram os mesmos do tradicional. No animal a diferença é apenas na parte fisiológica, na questão da temperatura, que é maior. Na questão dos parâmetros bioquímicos, Vitoriosa é semelhante a outros bezerros”, explica José Renato Borges, Diretor do Hospital Veterinário.

Segundo o pesquisador da Embrapa, Rodolfo Rumpf, as experiências de clonagem em vacas terão continuidade. Os estudos podem ser úteis para a conservação de animais ameaçados de extinção, para o controle de doenças em animais e para melhorar a qualidade e aumentar as proteínas do leite e seus derivados. (Fonte: Agência Brasil)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram