JornalCana

Embrapa Agroenergia completa seis anos

“2012 é um ano especial para a Embrapa Agroenergia”, declara o Chefe-Geral, Manoel Teixeira Souza Júnior. Este é o primeiro ano em que a Unidade terá a seu dispor os seus laboratórios para executar em plenitude as ações de pesquisa sob sua responsabilidade. “Nos laboratórios que estamos finalmente inaugurando, temos equipamentos de última geração que serão fundamentais para viabilizar as pesquisas e as inovações necessárias para ajudar o Brasil a se fortalecer como potência mundial na produção de biocombustíveis, além de permitir o fortalecimento da sua ação na química de produtos naturais”, destaca Manoel Souza. As pesquisas da Unidade estavam sendo realizadas em laboratórios de entidade parceiras, tais como a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, a Embrapa Cerrados e a Universidade Católica de Brasília. “Essas parceiras foram fundamentais para a geração dos resultados obtidos até o momento”, ressalta Souza.

Novo Plano Diretor

Para dar subsídios à equipe na construção do novo Plano Diretor da Unidade – PDU, a unidade tem organizado eventos estratégicos para fazer uma leitura precisa das demandas prioritárias das cadeias produtivas de agroenergia e mapear parceiros que irão colaborar com a unidade na execução da sua Missão. “Estamos vivendo um período de constantes e produtivas discussões que culminará com a apresentação ao final do ano do novo PDU”, diz Souza.

Tem sido fundamental nesse processo a promoção de visitas da equipe da Embrapa Agroenergia a instituições de pesquisa nacionais, como o CTBE-CNPEM, e internacionais nos Estados Unidos (ARS/USDA), na Austrália (CSIRO), na França (INRA e CIRAD) e na Alemanha (Max Planck Institute), além de usinas de biodiesel (Granol e Vertbom) e de etanol (Otávio Lages e Jalles Machado).

A Embrapa Agroenergia também tem recebido visitas de diversas instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, que desejam construir parcerias sinérgicas com foco principalmente em processos de conversão de biomassa.

“Em relação às parcerias, além das já existentes, estamos priorizando a construção de agendas conjuntas de pesquisa com a Embrapa Cerrados, na diversificação de matérias-primas para produção de biocombustíveis, e com a Embrapa Agroindústria Tropical, na química de produtos naturais”, salienta Souza. “Estamos buscando parcerias sinérgicas para assim focar cada vez mais na solução de problemas demandados pelas cadeias produtivas da agroenergia, estabelecendo uma relação dinâmica e próxima com nossos clientes, membros dessas cadeias produtivas”, conclui o Chefe-Geral.

Programação

A solenidade oficial de comemoração do aniversário será realizada quinta-feira, às 10h30, na sede da Unidade, em Brasília. Na ocasião, o Centro de Pesquisa lançará a quarta edição da Agroenergia em Revista, dedicada ao tema Biorrefinarias. A revista traz artigos e reportagens sobre o cenário atual e as perspectivas de futuro para as biorrefinarias.

Também na cerimônia serão lançados os Anais sobre Metabolômica, uma metodologia que oferece resultados únicos para a caracterização fisiológica de organismos, podendo ser usada, por exemplo, em trabalhos de melhoramento genético, diagnóstico de doenças, acompanhamento de processos e reações químicas, etc. Os anais têm origem no Encontro sobre Metabolômica promovido pelo centro de pesquisa em dezembro do ano passado.

Além dos lançamentos, a solenidade contará com a assinatura de um termo de cooperação entre a Embrapa e Intecnial. A empresa gaúcha tem forte experiência na montagem de plantas industriais para vários segmentos, entre eles os de agronegócio e energia. Após a cerimônia, haverá visita aos laboratórios da Unidade. Alguns projetos de pesquisa já estão sendo executados nas novas instalações.

Eventos técnico-científicos

As comemorações do aniversário ocuparão toda a semana, com a promoção de eventos técnico-científicos direcionados ao público interno e externo. Na segunda e na terça-feira, acontecem os seminários “Novo cenário para os recursos naturais e as perspectivas para o Brasil frente às mudanças na economia mundial”, “Fortalecendo a produção de ativos de inovação na Embrapa – o papel da Embrapa Agroenergia” e “Oportunidades e desafios da indústria de alimentação animal”.

Na quarta-feira, das 8h30 às 12h, será realizado o II Encontro em Avaliação de Ciclo de Vida da Embrapa Agroenergia. Na quinta-feira, à tarde, acontece o seminário “Novos desafios do Centro de Tecnologia Canavieira – CTC”.

Apenas o Workshop “Produção Industrial de Microalgas para Biodiesel”, agendado para sexta-feira, das 8h às 18h, no Hotel Naoum (Brasília/DF), necessita de inscrição prévia e pagamento de taxa. O workshop é realizado pela Ubrabio com apoio técnico-institucional da Embrapa Agroenergia. Todos os outros eventos são gratuitos e acontecerão no auditório da Embrapa Agroenergia, que fica no Parque Estação Biológica, s/nº, em Brasília/DF.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram