JornalCana

Embraer e Azul farão 1º teste de bioquerosene de cana em avião

A pista experimental da Embraer em Gavião Peixoto, na região de Ribeirão Preto, servirá de palco para a decolagem do primeiro avião abastecido com bioquerosene de cana-de-açúcar.

O projeto é desenvolvido em uma parceria entre Embraer, Azul Linhas Aéreas, Amyris e GE. O teste está programado para ocorrer no primeiro semestre de 2012.

Um tipo de bioquerosene de pinhão já foi testado em um voo da TAM, mas até hoje, segundo a Embraer, nenhuma experiência foi feita com a cana, principal matéria-prima para bicombustíveis no país.

De acordo com o diretor de Estratégias e Tecnologias para o Meio Ambiente da Embraer, Guilherme de Almeida Freire, o objetivo da parceria é desenvolver um combustível que possibilite o voo sem a necessidade de modificações nos aviões.

“Todos os trabalhos são para que as modificações ocorram apenas no bioquerosene, sem que sejam necess ários investimentos na adaptação de aeronaves ou na infraestrutura aeroviária”, afirmou Freire.

Ele disse que a fabricação do querosene de cana-de-açúcar utiliza um processo de fermentação “primo”, ou semelhante, ao usado na produção do etanol utilizado nos carros.

O voo para testar a novidade será em uma aeronave da Azul.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram