JornalCana

Embarques recordes no Porto de Santos

O Porto de Santos, o maior da América Latina, encerrou o mês de outubro com embarques recordes. O volume embarcado aumentou 8%, para 6,641 milhões de toneladas. No acumulado do ano, os embarques totalizaram 63,191 milhões, alta de 3,16% sobre janeiro a outubro de 2005, segundo informações do porto. A expectativa é de que os embarques somem 75,2 milhões de toneladas em 2006.

Atingindo uma participação de quase 70% no total da movimentação, as exportações tiveram pequeno crescimento de 0,85%, revertendo tendência verificada no ano passado quando cresceram quase 10% no mesmo período.

Já as importações, que em outubro de 2005 apontavam queda no acumulado do ano, chegam em outubro deste ano com incremento de 8,72%. No movimento mensal, verifica-se a retomada no fluxo de exportação com crescimento de 8,32%, impulsionadas, principalmente, pelo crescimento de 54,06% nos embarques de açúcar.

Os índices de crescimento em 2006 foram significativamente maiores no segundo semestre. Somente em outubro, verificam-se marcas expressivas. Além do açúcar, o principal produto na movimentação física, tiveram grande destaque as exportações de farelo de soja, sucos cítricos, álcool, e gasolina. Nas importações, foram significativos os crescimentos nas movimentações de trigo, enxofre, GLP e amônia.

No total acumulado do ano, os produtos com maior crescimento foram os embarques de café, álcool e gasolina e as descargas de trigo, GLP e enxofre.

A movimentação de contêineres atingiu crescimento mensal de quase 8% e de cerca de 5% no acumulado. Destaque também para a movimentação de veículos que acusou aumento em torno de 19% nas exportações, com 200.964 unidades embarcadas.

Santos teve uma participação na balança comercial (considera-se as correntes de importação e exportação) de 26,5%, com US$ 50,1 bilhões em cargas movimentadas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram