JornalCana

Embarques de açúcar fazem Porto de Santos bater novo recorde

Os embarques de produtos para exportações fizeram com que o Porto de Santos, o maior da América Latina, voltasse a atingir recorde em abril. A movimentação de carga no porto, que fica no estado de São Paulo, aumentou 7,64% sobre o mesmo mês do ano passado. Foi o maior crescimento já registrado nesse período do ano.

Passaram pelo terminal um volume 10,76% maior de produtos exportados, enquanto houve ligeira queda, de 0,01%, nos importados. No quadrimestre, o movimento foi 4,30% superior ao do ano passado. Nesse acumulado, há uma expansão de 5,90% nas exportações e de 0,91% nas importações.

O açúcar continua liderando a lista de produtos exportados. Em comparação com abril de 2004, mais do que dobrou o volume embarcado em abril deste ano, totalizando 909,7 mil toneladas. Em abril do passado foram 417 mil toneladas. De janeiro a abril, a elevação foi de 49,76%, com quase 3,2 milhões de toneladas. O açúcar é o produto mais exportado pelo Brasil para os países árabes.

Outra mercadoria com embarques expressivos, o suco cítrico, registrou aumento de 77% nas exportações via o Porto de Santos sobre abril do ano passado. No acumulado deste ano, o crescimento foi de 47,86%, com 540 mil toneladas. A soja em grão, embora apareça como a segunda da lista em volumes, mostra uma queda em comparação com o ano passado. Os embarques caíram 13,01% sobre abril e 17,85% no quadrimestre, com 2,2 milhões de toneladas.

Já nos desembarques no Porto de Santos, os destaques foram para o trigo e o sal, cujas importações aumentaram 448,9% e 112,4%, respectivamente. Desde o início do ano, as importações do trigo somam 440 mil toneladas, com alta de 33,2%, e as do sal, 306,5 mil toneladas, também alta de 33,78%.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram