JornalCana

Embarque de álcool registra forte movimento no Porto de Santos

O porto de Santos, o mairo da América Latina, registrou aumento de quase 6% das importações na movimentação física de cargas durante o primeiro semestre em relação ao primeiro semestre do ano pasado. O bom desempenho nesse fluxo evitou uma queda mais acentuada no total geral em virtude da redução de quase 3% nas exportações do semestre.

Mesmo com a ligeira queda, o resultado na balança comercial registrou crescimento de 15,12%, com US$ 27,4 bilhões comercializados em 2006 em relação aos US$ 23,8 bilhões do mesmo período do ano passado, com as exportações crescendo 18,42%, quase o dobro do aumento das importações que atingiu 9,3% no semestre, mantendo tendência de alta. O movimento representa participação de 26,8% no total da balança brasileira.

Nas exportações, o crescimento físico em tonelagem mais evidenciado dentre os principais produtos foi do álcool combustível, com 596,374 milhões de litros e do café, com 456,914 mil toneladas, um crescimento de 10,55% e 33,88%, respectivamente. Destaque também para o crescimento de 4,61% no volume de soja em grão, juntamente com açúcar, os principais produtos exportados pelo complexo santista. Ainda os embarques de suco, apesar de ligeiro crescimento de 3,16%, têm participação expressiva pelo alto valor comercial da carga, uma das dez mais exportadas por Santos.

As importações foram elevadas principalmente pelo crescimento das duas mercadorias mais descarregadas no porto, carvão e trigo. Com quase 1,6 milhão de toneladas no período, o carvão cresceu 16,75%. Trata-se de uma carga de baixo valor comercial, largamente consumida pelas grandes siderúrgicas para produção de aço. O trigo, com cerca de 775 mil toneladas, registrou aumento de quase 7% no semestre. É a segunda maior carga importada por Santos, superada apenas por auto partes e acessórios.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram