JornalCana

Embarque de álcool bate recorde no país

Depois de ensaiar uns passos tímidos no mercado internacional nos últimos meses, as exportações brasileiras de álcool ganharam peso. No mês passado, os embarques atingiram 155 milhões de litros, batendo novo recorde mensal, com um crescimento de 423% sobre maio de 2003, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Metade desses volumes, ou 80 milhões de litros, foi para abastecer os Estados Unidos.

Para os analistas de mercado, as estimativas são de que os volumes embarcados em maio podem ser ainda maiores, próximos dos 300 milhões de litros. Contudo, o levantamento da agência marítima Williams, de Santos (SP), está alinhado com os volumes da Secex, indicando que as exportações ficaram em 147,38 milhões de litros no mês. A Secex não descarta que parte das exportações de álcool agendadas para o mês de maio pode ter sido direcionada para junho.

Nos primeiros cinco meses do ano, os volumes exportados somaram 637,14 milhões de litros de álcool, 144% acima do mesmo período do ano passado, quando as usinas negociaram 260,9 milhões de litros. Em receita, as vendas externas totalizam US$ 146 milhões até maio, 165% acima de igual período do ano passado.

A expectativa da consultoria Datagro é de que as exportações de álcool somem 1,5 bilhão de litros na safra 2004/05. Se confirmadas, será um crescimento de 68,5% sobre o ciclo anterior.

As usinas do Nordeste, sobretudo as de Alagoas, estão aumentando sua participação no mercado externo. Em maio, as usinas do Estado embarcaram 48 milhões de litros de álcool, afirmou Ricardo Moura, executivo do Grupo João Lyra, um das maiores companhias da região Nordeste.

Se depender das usinas nordestinas, os volumes exportados poderão ser ainda maiores, uma vez que as usinas de Alagoas e de Pernambuco, dois maiores Estados produtores de cana do Nordeste, têm localização privilegiada em relação aos portos. No porto de Maceió (AL), um pool de usinas do Estado pretende investir em parceria com a Transpetro, subsidiária da Petrobras, na ampliação da capacidade de armazenagem do álcool no porto de Maceió, dos atuais 27,5 milhões de litros para 45 milhões de litros. A Petrobras confirmou interesse nos investimentos no porto de Maceió. As obras devem ser concluídas até o final do ano, de acordo com Moura.

Neste mês de junho, os grupos João Lyra e Tavares de Melo devem embarcar 24 milhões de litros de álcool para Índia, segundo o executivo Eduardo Tavares de Melo, vice-presidente do grupo Tavares de Mello. “Parte desses volumes será de álcool combustível”, afirmou Melo. Segundo ele, o grupo tem experiência desde 1986 em importação e exportação de álcool.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram