JornalCana

Embaixador confirma interesse da Síria no açúcar e construção civil

O embaixador brasileiro na Síria, Eduardo Roxo, revelou ontem que a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciada ontem aos países árabes apresenta duas possibilidades reais de ampliação de investimentos. A primeira diz respeito ao aumento da importação do açúcar brasileiro, que em 2002 foi responsável por mais da metade dos US$ 87,5 milhões de dólares exportados para aquele país. A segunda refere-se à contratação de empresas brasileiras do setor de construção civil para trabalhar em grandes obras como a construção de estradas, pontes e prédios.

Segundo o embaixador, a Síria pode oferecer ao Brasil uma posição estratégica para o comércio na região, pois possui uma saída para o Mar Mediterrâneo e faz fronteira com o Líbano e com o Iraque, o que representa uma possibilidade interessante para o escoamento das exportações brasileiras. Além disto, 70% da economia do país baseasse na exportação de petróleo e 25% na agricultura, possibilitando boas parcerias para as empresas brasileiras em ambos os setores.

A balança comercial entre os dois países é favorável às exportações brasileiras, tendo movimentado em 2002 US$ 91,18 milhões, registrando um aumento de 18% em relação ao ano anterior. O Brasil exporta café, açúcar, produtos alimentícios, papel e celulose e automóveis podendo ampliar sua participação nas áreas de serviços.

Para Roxo, a visita do presidente Lula é histórica já que é o segundo chefe de Estado brasileiro a visitar a Síria em mais de 100 anos. O último foi o imperador Pedro II que esteve em Damasco em 1876. Ele cita ainda a grande afinidade entre os dois povos, especialmente, em função da colônia sírio-libanesa residente no Brasil. Atualmente, estima-se que a comunidade árabe residente no Brasil seja de mais de 10 milhões de pessoas, entre imigrantes e seus descendentes diretos e indiretos.

Como ambos os países têm interesses comuns no comércio bilateral, o Brasil irá coordenar um encontro entre os chefes de Estados dos países árabes e dos países latino-americanos que será realizado em 2004. Um dos principais objetivos desta reunião é promover a cooperação entre os participantes nos fóruns internacionais como nas Nações Unidas e nos fóruns econômicos e comerciais. (Fonte: Agencia Brasil)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram