JornalCana

Embaixador americano defende fim de sobretaxa a etanol brasileiro

O novo embaixador para o Brasil indicado pelo presidente Barack Obama, o diplomata Thomas Shannon, defendeu nesta quarta-feira que os Estados Unidos eliminem a sobretaxa que existe atualmente sobre a exportação de etanol brasileiro para o mercado norte-americano.

“Isso [a eliminação] seria benéfico. Mas entendo que existem problemas a respeito do tema no Congresso [dos EUA]”, declarou Shannon, durante audiência pública no Comitê de Relações Exteriores do Senado para confirmar seu nome no novo cargo.

Os EUA produzem etanol a partir do milho e impõem sobretaxa de US$ 0,14 por litro importado, o que encarece o produto brasileiro.

“A eliminação da tarifa não teria um efeito imediato, pois a verdade é que o Brasil ainda não produz o suficiente para exportar em grande escala. Mas ela seria oportuna no futuro”, afirmou Shannon.

O diplomata disse que o aumento da produção de etanol no Brasil e nos Estados Unidos, inclusive com novas tecnologias para extrair o produto a partir da celulose, é “fundamental para termos outras fontes de energia fora do Oriente Médio”. “Isso será bom para nossa própria estabilidade.”

Ex-secretário-assistente para o Hemisfério Ocidental no governo de George W. Bush, Shannon afirmou esperar uma relação “mais fluida e profunda” entre Estados Unidos e Brasil.

“O Brasil é um país que quer ter muitas boas relações com vários países do mundo”, disse Shannon antes de acrescentar que, para os norte-americanos, trata-se de “um parceiro estratégico”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram