JornalCana

Em visita ao Paraná, Lula busca reaproximar-se de Requião

Em sua viagem ontem a Curitiba, para o lançamento dos testes industriais do H-Bio, combustível desenvolvido pela Petrobras, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou pontes de reaproximação com o governador governador Roberto Requião (PMDB).

“Eu quero dizer para o Requião que a minha vinda aqui hoje é uma homenagem não apenas a você, como governador, mas ao povo do Paraná”, contou o presidente em discurso na refinaria Getúlio Vargas, em Araucária. A Refinaria Gabriel Passos (Regap), que iniciou os testes do H-Bio, fica em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte. Lula justificou sua escolha. “O Paraná é um grande produtor de soja e achávamos que era preciso dar esse sinal de que mesmo o produtor de soja vai ter daqui a algum tempo o mesmo equilíbrio que tem hoje o produtor de cana”, disse Lula. O H-Bio tem óleo vegetal como uma das matérias-primas para o óleo diesel.

Durante o evento, Lula teve ao lado Requião e também o candidato do PT ao governo do Paraná, o senador Flávio Arns. A necessidade de uma aproximação de Lula com Requião ficou mais evidente depois que surgiram notícias de que o governador do Paraná teria feito um acordo para apoiar o candidato tucano Geraldo Alckmin nas eleições de outubro. Tal acordo é negado por fonte do governo paranaense, mas Requião, um antigo aliado de Lula, tem criticado cada vez mais a atuação do presidente.

Lula ergueu o recipiente com H-Bio como se fosse uma taça de campeão. “Não podia gritar Marisa, eu te amo. Só poderia falar H-Bio, graças a Deus você apareceu”, disse, ao ser interrogado sobre o gesto semelhante ao que foi feito pelo jogador Cafu na Copa passada. O presidente comparou seu governo à seleção brasileira de futebol: “O brasileiro é muito exigente. A seleção ganhou de um a zero contra a Croácia e de dois a zero contra a Austrália, mas fica exigindo que ganha e 6 ou 7 e que cada um faça dois gols. É a mesma coisa com o governo. Estamos há 43 meses com o nível de emprego crescendo e com aumento real de salário mínimo há três anos. Só não vê quem não quer. O Brasil mudou de patamar. Gosto de comparar com futebol porque todo mundo entende de futebol”, disse Lula.

O presidente rebateu a declaração do candidato à Presidência, Geraldo Alckmin PSDB), de que foi “burrice” pagar a dívida com o FMI. “O Brasil vivia com o seu ministro da Fazenda correndo para Washington todo final de ano para fechar as contas aqui. Hoje, nós devolvemos ao FMI US$ 15, 6 bilhões que estavam aí e que a gente estava pagando juros”, disse.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, deu seu palpite sobre o vice. “Acho que o vice vai ser mesmo o José Alencar (PRB)”, disse. Quem também estava ao lado de Lula era o governador do Mato Grosso, Blairo Maggi (PPS). “O PPS não está aliado a ninguém nacionalmente, portanto é possível fazer uma aliança no Mato Grosso”, disse Bernardo. (Com agências noticiosas)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram