O Ministério da Infraestrutura inaugurou, no último dia 4, terminal ferroviário de cargas da empresa de combustíveis Petronac, localizado em Porto Nacional (TO).
Com mais de seis hectares, a área onde fica o terminal pertence à Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. e foi concedida à empresa mediante pagamento de outorga à União.
O terminal ocupa parte do pátio que a estatal implantou próximo à Ferrovia Norte-Sul, linha férrea também construída pela Valec. “No começo do ano que vem, a Ferrovia Norte-Sul estará conectada à Malha Paulista, abrindo um horizonte de possibilidades e oportunidades”, destaca o gerente de projeto do ministério, Alex Trevizan.
LEIA MAIS > Transferência das ações da Atvos para Lone Star deverá ser imediata
O valor de outorga é de mais de R$ 10 milhões, a serem pagos até o fim da concessão, que tem prazo inicial de 30 anos. Além disso, encerrado o período, as melhorias efetuadas pela concessionária para o funcionamento do terminal serão revertidas para o Governo.
“Este modelo de parceria entre os setores público e privado é uma orientação do Governo Federal, que chega para a Valec como diretriz clara por parte do Ministério da Infraestrutura e tem se mostrado muito eficiente”, declara André Kuhn, diretor-presidente da Valec.
LEIA MAIS > Veja quem são os melhores do ano no setor
O terminal de cargas da Petronac tem um desvio ferroviário com capacidade de carregamento de 32 vagões simultâneos, com tempo de carregamento total de até oito horas, correspondendo a 360 metros cúbicos por hora. A capacidade de movimentação mensal é de 60 milhões de litros de combustível (etanol, gasolina e diesel). Segundo a concessionária, houve um investimento de aproximadamente R$ 40 milhões para a construção das instalações, ramal ferroviário e automação de transbordos.