A Volkswagen Caminhões e Ônibus deu início ao teste do primeiro veículo da marca capaz de trafegar sem necessidade de interferência direta do condutor.
O caminhão está sendo testado junto às colhedoras no campo, em canaviais da Raízen, no interior paulista, para a operação de transbordo dentro da lavoura e, na sequência, descarregando-a nos veículos de maior porte, que são responsáveis pelo transporte até as usinas.
O caminhão é um modelo Constellation, equipado com motor a diesel. A tecnologia embarcada desenvolvida pelos engenheiros da VWCO em Resende -RJ permite que o caminhão, sem a atuação do motorista, seja capaz de manter a trajetória planejada, controlar a velocidade, reconhecer placas de sinalização, obstáculos e até pedestres, propiciando máxima precisão, eficiência e segurança durante todas as etapas da operação. Não há data para comercialização do veículo ainda.
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Segundo o presidente da montadora, Roberto Cortes, a companhia investe para se adequar às novas regras mais exigentes de emissão de poluentes, que entram em vigor no país no início de 2023. E com esse protótipo, a VWCO avança também no último dos três pilares que compõem o transporte do futuro: elétrico, conectado e autônomo.
Cortes explicou que os primeiros modelos de caminhões totalmente autônomos ainda são uma realidade distante de aplicação no Brasil por vários fatores, incluindo as condições das rodovias. “Nível 5, sem motorista é bem a longo prazo. Um dia teremos, talvez no final da década no Brasil”, afirmou ele à Reuters.
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Há cerca de um ano, a companhia começou a produção de seu primeiro caminhão elétrico no Brasil, voltado a entregas urbanas, e iniciou recentemente exportações do modelo, chamado de e-Delivery, para o México. Um dos principais clientes é a Ambev que também tem forte presença no mercado mexicano. O objetivo é alcançar toda a América Latina com o produto, disse o executivo, sem citar prazos.
Os esforços fazem parte de um plano para internacionalizar a empresa até 2030 sob os pilares de redução de emissões e eletrificação, conexão dos veículos com a internet e capacidade de direção autônoma.