JornalCana

Em discurso, presidente elogia ministra três vezes e não cita Palocci

Pelo segundo dia consecutivo, o presidente Lula discursou no Planalto e frustrou as expectativas de quem esperava manifestação pública de apoio ao ministro Antonio Palocci. Ao falar na solenidade de entrega de certificados às empresas credenciadas para produção de biodiesel, Lula, em compensação, elogiou três vezes a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que citou em cinco oportunidades e ao lado de quem posou para fotos.

Ele disse que o programa do biodiesel era um grande projeto, porque será a forma pela qual o Brasil estará totalmente independente na questão de energia. Eu não poderia deixar de parabenizar a Dilma. Lula afirmou que o projeto foi bem montado e bem coordenado pela companheira Dilma e, no final, voltou a parabenizá-la.

Depois da cerimônia, ele se recusou a responder diretamente se Palocci ainda é o homem forte do governo e rejeitou o rótulo. Toda vez que vocês criam um homem forte num dia, no outro vocês querem derrubar. Então…, desconversou.

Lula repetiu 5 vezes que o ministro teve bom desempenho ao depor à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, anteontem. Foi bem, foi bem, foi bem, foi bem, foi bem, respondeu. Não consegui assistir porque estava trabalhando aqui, mas, de qualquer forma, pelo que vi vocês escreverem, ele foi bem. Na semana passada, Dilma criticou, em entrevista ao Estado, o plano de ajuste fiscal de longo prazo proposto por Palocci, que chamou de rudimentar. Na CAE, Palocci não deixou por menos: disse que a colega estava errada. Ela telefonou ontem logo cedo para o ministro e o cumprimentou pelo depoimento. Embora Lula diga que não viu nada, assistiu a parte da sessão em seu gabinete, ao lado de Dilma, que na noite de quarta-feira saiu do Planalto por volta das 23h30.

No telefonema, Dilma ponderou que entendia as declarações feitas por Palocci, rebatendo suas opiniões sobre equilíbrio fiscal e superávit.

A ministra comentou que ele precisava marcar posição.

A portas fechadas, antes da cerimônia, Lula ficou contrariado com notícias de que não tinha mostrado solidariedade a Palocci, em discurso no dia anterior. Eu só tenho feito defender Palocci, argumentou. Mais tarde, abordado por repórteres, ele não repetiu a afirmação. Indagado se apoiava a política econômica do ministro, o presidente, que já se retirava, não respondeu.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram