JornalCana

Em clima tenso, governo distribui cotas americanas de açúcar ao Nordeste

O Ministério da Agricultura definiu, na noite de quarta-feira, a distribuição das cotas americanas para exportação de açúcar do Nordeste. Em clima tenso, a reunião durou sete horas e terminou somente às 23h, após a intervenção do ministro Roberto Rodrigues, afirmam fontes do governo.

Pernambuco, que pedia uma maior participação, teve sua parte reduzida de 43,1% para 41,14% do total negociado. Alagoas, que também pedia uma fatia maior, ficou com um quinhão de 46%, ante a do ano passado, de 44,7%.

O Estado de Pernambuco pediu para que o governo mudasse os critérios de distribuição. “Sugerimos que a distribuição fosse com base nas questões sócio-econômicas, o que contemplaria a maior geração de emprego”, disse Renato Cunha, presidente do Sindicato das Indústrias de Açúcar e Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar).

Os critérios atuais, baseados na performance de maior produção, o que faz Alagoas ficar na frente. Na quarta-feira, prevaleceu a produção média dos últimos oito anos e os volumes de ATR (quantidade de açúcar na cana).

Segundo Linneu da Costa Lima, secretário de Produção e Comercialização do Ministério da Agricultura, o governo comprometeu-se a reavaliar os critérios a partir do próximo ano.

Para Pedro Robério de Melo Nogueira, presidente do Sindicato das Indústrias de Açúcar e Álcool de Alagoas, os produtores do Estado tiveram de ceder para que o impasse fosse resolvido. Pela proposta inicial, disse Robério, Alagoas teria direito a 54% da participação das cotas, baseado nos critérios da produção.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram